Martim Paulino, Beatriz Carvalho, Francisco Queimado e Hare Natori sagraram-se campeões do Circuito ASCC Caparica Power 2023 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill.
O segundo e último dia da 3ª e derradeira etapa do circuito decorreu com Sol e boas ondas de 1m num autêntico dia de Verão de São Martinho que trouxe muito público à praia. Esta prova contou com vários atletas internacionais oriundos de países como Brasil, Japão, França, Israel, Hungria e São Tomé, entre outros.
Na categoria Open, Martim Paulino fez o 2 em 1 ao vencer a etapa e sagrar-se campeão do circuito. Após ter ficando em 2º lugar nas anteriores duas etapas desta vez não deixou fugir a vitória fechando com chave d’ouro a sua performance. Na final desta categoria, o surfista local da Costa de Caparica arrancou forte com uma onda para a direita onde efetuou uma boa combinação de duas manobras de frontside que valeram 6.33 pontos. Assumiu a liderança da bateria desde o início e não mais largou tendo feito, mais tarde, uma onda de 6.37 para fechar com o score final de 12.70 pontos. Os seus adversários deram luta e efetuaram vários ataques até ao fim para chegar ao 1º lugar, mas sem efeito tendo o brasileiro Namor Cayres terminado em 2º lugar com 11.53 pontos, o israelita Ilay Bochan em 3º com 10.10 pontos e o algarvio Luca Guichard com 8.27 pontos.
“Este ano, até agora, estava a ser o ano dos segundos porque nas anteriores etapas fiquei em 2º lugar bem como na última etapa da Liga MEO Surf”, começou por dizer o campeão. “Mas sinto-me muito feliz por estar de volta às vitórias especialmente aqui em casa onde adoro competir neste circuito. As etapas têm sempre altas ondas e fico feliz por, além de vencer, também ser o campeão do circuito. Agora vou focar-me no Special Event que é o último campeonato do ano. Espero acabar em grande, é esse o meu objetivo. Ultimamente estou a sentir-me muito bem com o meu surf, estou super em forma e tenho treinado bem. O ano passado estive fora e deu altas ondas no Special Event mas não pude entrar. O meu objetivo este ano é ganhar,” finalizou.
No Feminino, a jovem japonesa, Hinata Shimizu, surpreendeu as três surfistas locais, Beatriz Carvalho, Maria Dias e Francisca Miranda. Com apenas 16 anos, Shimizu, que é campeã nacional japonesa amadora, fez uma boa escolha de ondas abrindo logo com uma bela esquerda onde executou várias rasgadas que valeram 6.17 pontos. Apesar dos ataques da concorrência foi controlando a bateria e no final fechou o seu desempenho com 4.37 pontos perfazendo o score total de 10.54 pontos. Beatriz Carvalho, lesionada num pé, terminou em 2º lugar com 9.23 pontos e conquistou o título de campeã do circuito. Maria Dias ficou em 3º lugar com 7.73 pontos e Francisca Miranda em 4º com 4.53 pontos.
“Vi que esta competição ia decorrer neste fim-de-semana e decidi entrar, felizmente, consegui ganhar”, explicou a vencedora. “Vim para Portugal para treinar e ganhar experiência para as provas do circuito mundial de qualificação e Pro Juniores na Europa e na Ásia no próximo ano. O objetivo é tentar chegar ao Challenger Series. Gostei das ondas da Costa de Caparica e fiquei entusiasmada”, salientou.
Nos Sub-21, assistiu-se a um início de bateria equilibrado com o português Francisco Queimado e os israelitas Sun Shlomo Malka e Ilay Bochan a realizarem ondas na casa dos 5 pontos. Tomás Nunes também teve um arranque positivo face à concorrência. Mas Francisco Queimado viria a superiorizar-se aos adversários realizando o score de 13.34 pontos sagrando-se vencedor da etapa. O atleta que integra a nova geração do surf nacional abriu com uma onda de 5.33 pontos e foi construindo o seu score fazendo da consistência a sua arma durante todo o evento e nesta final. Foi subindo de nível e acabou por efetuar ondas de 6.77 e 6.57 pontos que foram determinantes para conquistar a vitória na etapa e o título de campeão do circuito.
Em Sub-16, aconteceu uma final muito renhida com a vitória a sorrir ao japonês, Hare Natori, que foi ganhando ritmo durante a bateria até ter encontrado ondas com potencial realizando 6.00 e 5.00 pontos nas suas duas melhores ondas. Terminou com o score de 11.00 pontos conquistando o título de campeão do circuito. O israelita Sun Shlomo Malk ficou em 2º lugar com 10.90 pontos, Sebastião Bastos, que chegou a liderar a bateria, terminou em 3º lugar com 10.53 pontos e Francisco Valles em 4º com 9.07 pontos.
No próximo fim-de-semana vai realizar-se o Special Event do Circuito ASCC Caparica Power 2023 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill. As inscrições já estão abertas no site da ASCC e encerram na próxima quinta-feira ao meio-dia. Todos os atletas do Top 24 Open, Top 14 Feminino, Top 3 de Sub-21 e Top 3 de Sub-16 qualificados para o Special Event são obrigados a confirmarem a sua presença inscrevendo-se no evento. Todos os outros atletas que não estejam dentro do Top que dá acesso ao Special Event deverão igualmente inscrever-se para ficarem na lista de espera que será divulgada na sexta-feira e assim terem oportunidade de entrarem automaticamente no evento de acordo com o seeding do ranking caso algum atleta não possa participar ou haja faltas de comparência.
Comentários