Um dos mais importantes eventos do ano, no que toca à qualificação para o WCT, é o Mr Price Pro Balito, realizado na África do Sul. Balito é uma das ondas mais consistentes do mundo e, quando esta a ondulação certa e é também uma das melhores.
O dia 2 do Mr Price Pro Balito foi bastante semelhante ao primeiro, ondas de um metro com o vento on-shore a dificultar as condições. Nicolau Von Rupp estava no segundo heat do dia e não conseguiu fazer o seu melhor surf, passando toda a bateria a lutar por uma das vagas para o round seguinte. Enquanto isso os seus adversários Yadin Nicol, Brett Simpson e Santiago Muniz, iam aumentando cada vez mais a fasquia deixando o surfista da Praia Grande fora do evento.
Marlon Lipke tinha-se qualificado para o round seguinte no dia anterior e mesmo sem fazer o seu melhor surf conseguiu mais uma vez a qualificação. O seu heat era um dos mais difíceis deste round, contra Jordy Smith, Alejo Muniz e Ezekiel Lau, mas o surfista português não se deixou intimidar e eliminou Muniz e Lau, passando em segundo atrás de Jordy. Lipke esteve um pouco perdido durante os dois primeiros terços do heat mas nas suas duas últimas ondas foi buscar o score que precisava para avançar.
Apesar de vários competidores terem feito médias altíssimas, o grande nome deste segundo dia de prova foi o australiano Julian Wilson. Julian foi muito selectivo e só fez três ondas, mas fê-las contar. A sua nota mais baixa e que acabou por sair da sua média, foi um 8 pontos, ficando com as notas de 8.67 e 9.87 como “keepers”.
O campeonato parou no fim do segundo round e deve voltar amanhã logo pela manhã. Marlon encontra-se no heat 4 conta Thomas Woods e Maxime Huscenot. Acompanha tudo em directo AQUI!
Comentários