A penúltima etapa o circuito WQS feminino, que está neste preciso momento a decorrer em Carcavelos, o EDP Surf Pro Estoril presented by Billabong, termina na próxima hora. As portuguesas já perderam e a melhor classificada foi Maria Abecasis.
Com início ontem em ondas perfeita de um metro sólido, deu-se início à competição e, como seria de esperar, todos os olhos na areia estavam de olho nas representantes lusas. Sendo uma praia urbana, sem dúvida a mais urbana do país, não foi de estranhar que as “bancadas” de areia estivessem repletas de espectadores e media, que quiseram ver algumas das melhores surfistas do mundo a competir entre si e contra as portuguesas em prova.
A primeira portuguesa a entrar na água foi Keshia Eyre, uma das mais promissoras surfistas nacionais e que nos próximos três anos apostamos que será campeã nacional. Apesar de estar a surfar bem, Eyre não conseguiu mais do que um terceiro lugar no heat.
Seguiu-se, uns heats depois, Camila Kemp a defender as cores nacionais mas infelizmente a jovem surfista não conseguiu encontrar ondas boas onde pudesse mostrar o seu surf, acabando em terceiro num heat onde só mesmo a venezuelana Yusbelki Aldana Herr esteve mais desencontrada.
Já no round 3, Joana Rocha, uma das mentoras do evento, arranjou também tempo para competir. Numa altura em que a maré se encontrava quase vazia e as ondas de Carcavelos ganhavam melhor forma e perfeição, a inconsistência do swell acabava por não permitir que todas as surfistas num heat apanhassem boas ondas. Joana Rocha e Ainara Aymat foram as vítimas acabando em quarto e terceiro lugar respectivamente.
No heat 7 do round 2 entrava aquela que é talvez a maior promessa nacional, Carina Duarte (seguida de muito perto por Abecasis e Francisca Santos). Infelizmente, a goofy da Ericeira não mostrou o seu surf e a armada portuguesa a competir no EDP Surf Pro Estoril continuava a sofrer baixas.
Chegava o heat 10 e nele estava a campeã nacional, Maria Abecasis. Esta surfista mostrou porque razão conquistou o maior título nacional o ano passado (e porque poderá reconquistá-lo este ano) passando para o round seguinte atrás da francesa Alizee Arnaud.
No heat seguinte entrava a última portuguesa ainda em prova, Francisca Santos. A surfista da Costa da Caparica, ex-campeã nacional, tem um surf forte tanto de backside como de frontside pelo que as esquerdas de Carcavelos poderiam ser perfeitas para mostrar o seu surf. Santos ainda conseguiu fazer uma onda média, 5.35, mas acabou por não conseguir uma segunda onda boa acabando o heat em terceiro.
No final deste round terminaria o primeiro dia de competição, mas que resumiria esta manhã e que, devido às previsões de uma forte tempestade para o final de tarde de hoje e que se prolongará para Domingo, acabará hoje.
Foi no sexto heat do round 3 que Maria Abecasis voltou a vestir a lycra de competição do EDP Surf Pro Estoril presented by Billabong mas infelizmente esta seria a última vez que o faria. Num mar bem mais pequeno que ontem e com vento onshore a afectar a formação das ondas, Maria Abecasis não conseguiu superar a dupla dinâmica francesa Alizee Arnaud e Justine Dupont. No entanto foi por muito pouco que Abecasis não conseguiu a qualificação para o round seguinte, acabando no entanto por ser a melhor portuguesa em prova.
Neste momento já estão encontradas as duas finalistas do EDP Surf Pro Estoril presented by Billabong e que deverão entrar na água daqui a 30 minutos, altura em que acabará o Air Show que decorre agora e onde estão surfistas como Filipe Jervis, Nicolau Von Rupp, Frederico Morais, Vasco Ribeiro, João Guedes, Eduardo Fernandes, Tomás Valente, Ruben Gonzalez e Edgar Nozes.
As duas finalistas são Nage Melamed e Justine Dupont que caso consiga vencer verá a sua entrada no WT de 2013 muito mais real (tudo dependerá da última etapa do WQS e que terminará em águas açoreanas no final do mês). Caso não consigas ir até Carcavelos, poderás ver a final em directo carregando aqui.
Comentários