A última etapa a contar para o ranking europeu da WSL de 2022 chegou ao fim e o ultimo heat foi um dos mais emocionantes de todo o Estrella Galicia Pro Santa Cruz Presented by Noah Surf House.

Apenas 16 surfistas se mantinham em prova neste último dia e, logo no primeiro heat, o evenual vencedor, Lucas Silveira, passou por pouco em segundo lugar atrás de Kauli Vaast. Já nos quartos final man-on-man Lucas encontrou a sua forma, batendo Charly Quivront com um par de notas de 7 pontos.

Nas meias finais o brasileiro residente na Ericeira voltou a encontrar o seu adversário do primeiro heat do dia, Vaast, mas desta vez, foi Silveira quem dominou o heat, deixando o tahitiano a precisar de uma nota alta.

Do outro lado da grelha vinha um inspirado Gatien Delahaye, que bateu o sempre perigoso Ramzi Boukhiam com um incrível aéreo reverse de backside para se qualificar para a final. De facto o francês tem estado “on a mission“, tendo feito a final em Israel e as meias finais na Caparica.

A final foi em grande parte dominada por Lucas Silveira, apesar de Delahaye ter andado sempre por perto. A menos de 5 minutos do fim Gatien arriscou tudo num reentry de frontside a soltar o tail numa onda de set para passar para a frente, deixando Silveira a precisar de uma nota de 6.83 pontos nos minutos finais. A seu favor o ex-campeão mundial júnior, Lucas, tinha a prioridade, usando-a perto do fim para atacar o lip de backside com uma batida muito forte. A nota só saiu com os dois surfistas já na areia, depois do heat terminar e, com uma nota de 6.93 pontos Lucas Silveira venceu, com muita justiça, a segunda prova QS da sua carreira. Com o resultado passou para o segundo lugar do ranking europeu, garantido-se com facilidade para os eventos CS.

Entre os portugueses as melhores classificações foram o 19º lugar de Pedro Henrique e Vasco Ribeiro o que, infelizmente, não lhe dará acesso às provas Challenger Series, acabando com as suas hipóteses de conseguirem vagas no Championship Tour de 2023.

Comentários

Os comentários estão fechados.