Lourenço Sousa e Jaime Veselko venceram este domingo a 4ª etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa que se realizou na Praia do Marcelino, Costa de Caparica.

A prova organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) contou com um total de 80 inscritos divididos pelas categorias de Sub-14, Sub-16 e Sub-18 Masculino. Se no sábado as ondas de 0,5m a 1m estiveram fáceis de surfar, o segundo dia de competição foi completamente diferente com o mar a subir para ondas de até 1,5m com offshore forte que obrigou os atletas a terem uma abordagem diferente e puxarem pela capacidade de adaptação. O surf afiado com manobras fortes de rail e alguns tubos foram os melhores momentos do dia sendo que as finais de cada categoria tiveram 30 minutos.

Nos Sub-18, Lourenço Sousa e Martim Nunes travaram um duelo renhido pela vitória alternando por diversas vezes a liderança da final. O primeiro começou por liderar, mas uma esquerda com potencial na qual Martim aplicou uma batida forte vertical no pocket a que juntou uma rasgada que valeu 7.00 pontos levou-o ao primeiro lugar. Lourenço ainda respondeu passando novamente para a frente, mas o back up de Martim com 4.70 assegurava-lhe de novo a liderança. E foi então que entrou um dos melhores sets do dia que proporcionou o grande momento do campeonato. Lourenço dropou atrasado de backside e a agarrar no rail, meteu para dentro fazendo um alto tubo que lhe valeu 9.17 pontos, a melhor onda da prova. O filho do ex-top nacional, Filipe “Gatinho” Sousa, voltou a demonstrar um apurado faro para os tubos mostrando-se muito à vontade nestas condições já que nas meias-finais tinha feito 8.83 pontos na sua melhor onda. Martim Nunes ainda tentou por várias vezes chegar ao primeiro lugar mas sem sucesso, terminando na segunda posição. Francisco Mittermayer que havia sido o grande destaque do dia anterior com uma onda de 9.00 pontos não conseguiu manter a consistência na final e ficou em 3º lugar. Tiago Stock começou a final com azar ao partir a sua prancha tendo surfado com uma emprestada. Ainda fez um tubo que valeu 5.67 mas terminou no 4º lugar tendo nas meias-finais realizado uma onda excelente de 8.17.

“No primeiro dia não estava a acreditar muito em mim porque gosto de ondas maiores,” começou por dizer Lourenço Sousa. “Mas hoje como o mar subiu e começou a dar ondas lá fora, decidi arriscar e estava incrível. Altos tubos! Até me esqueci que estava numa competição. Tinha mesmo de ir naquela onda e foi acreditar até ao fim, agarrar no rail da prancha e fazer o tubo. O maior objetivo é continuar a divertir-me e ter esta ligação com o mar. Se os resultados aparecerem, ainda melhor”, concluiu o campeão.

Nos Sub-16 assistiu-se a uma luta disputada pela vitória entre Jaime Veselko e Salvador Vala. Este último esteve a liderar a bateria mas Veselko passou para a frente com uma onda de 7.83 pontos. Salvador respondeu e agarrou de novo o primeiro lugar até Veselko ter feito o seu back-up de 4.50 que lhe valeu a vitória na prova. Salvador terminou em 2º lugar com Miguel Lages em 3º e Joaquim Trindade em 4º.

Jaime Veselko provou estar num bom momento de forma e fez a dobradinha ao vencer também a categoria de Sub-14 onde dominou e venceu a final com duas ondas de 7.00 e 5.00 terminando com o score de 12.00 pontos. Sebastião Cunha, Francisco Santos e Sebastião Bastos terminaram em 2º, 3º e 4º lugar, respectivamente. 

Terminou assim esta importante etapa que conta para o circuito que irá apurar os classificados para a finalíssima do Campeonato Nacional de Surf Esperanças que irá decidir os campeões nacionais de 2022.

Resultados finais:

Sub-18
1º Lourenço Sousa – 14.00 pontos
2º Martim Nunes – 11.83 
3º Francisco Mittermayer – 7.40
4º Tiago Stock – 7.17

Sub-16
1º Jaime Veselko
– 12.33 pontos
2º Salvador Vala – 11.26
3º Miguel Lages – 5.03
4º Joaquim Trindade – 4.24

Sub-14
1º Jaime Veselko
– 12.00 pontos
2º Sebastião Cunha – 4.20
3º Francisco Santos – 4.17
4º Sebastião Bastos – 3.86

Comentários

Os comentários estão fechados.