Como já era esperado, o MEO Pro Portugal presented by Rip Curl avançou pelo terceiro dia consecutivo, inicialmente com a prova feminina.
E, novamente, a prova teve que ser interrompida ao fim de poucas baterias devido à maré vazia. Os destaques da prova feminina, pré o pós paragem, foram Carissa Moore, Tyler Wright e Tatiana Weston-Webb, que venceram os seus heats de forma decisiva sobre Bronte Macaulay, Gabriela Bryan e Luana Silva respectivamente. Também Courtney Conlogue mostrou bom ritmo, eliminando a líder do ranking, Brisa Hennessy, que fica em risco de perder a sua lycra amarela.
As condições acertaram mesmo no último heat da prova feminina, e quando Ítalo Ferreira remou para fora na primeira bateria do round de 32, um confronto contra Imaikalani deVault, o espetáculo de surf estava garantido. O campeão mundial de 2019, e campeão em título desta etapa, tentou alguns dos seus aéreos cheios de rotações, mas foi com manobras na parede que venceu a bateria.
Seguiu-se uma bateria muito interessante, algo que não acontecia há muito tempo em heats man-on-man, um confronto entre irmãos, Miguel Pupo VS Samuel Pupo. Cada um entrou na água numa ponta extrema da zona de prova, e era claro que o mais velho, “Miggy”, estava à procura dos tubos enquanto que o caçula ia tentar vencer com manobras progressivas. Na falta de tubos, Miguel surfou muito bem de frontside, vencendo por muito pouco graças a um aéreo reverse arriscado.
Depois foi a vez do veterano Jordy Smith mostrar a Barron Mamiya que ainda tem muitas vitórias pela frente, eliminando o lycra amarela sem grande esforço. Os tubos foram desaparecendo, mas Supertubos virou um pico high performance, algo que surfistas como Filipe Toledo e Jake Marshall aproveitaram bem, para eliminar Owen Wright e Leonardo Fioravanti.
A maior surpresa da fase foi a eliminação de Jack Robinson pelo seu conterrâneo, o rookie Callum Robson, graças a uma esquerda muito bem surfada. Para terminar o dia Kanoa Igarashi encontrou alguma resistência da parte do wildcard francês Justin Becret, mas venceu por uma margem, superando assim o líder do ranking.
Por realizar ficaram 9 heats deste round de 3, onde se encontra inclusivamente o português do Championship Tour, Frederico Morais, que terá como adversário no primeiro heat do próximo dia de prova o havaiano Ezekiel Lau.
Acompanha tudo em directo AQUI.
Comentários