Foram 80 jovens surfistas de toda a região norte do país, de 10 clubes, que este fim-de-semana, 9 e 10 de abril, disputaram a quinta etapa do Circuito de Surf do Norte, em busca da qualificação para o campeonato nacional da modalidade nas categorias de Sub 14, Sub 16 e Sub 18. Salvador Tavares, em Sub 18, Manuel Machado, em Sub 16, e Lucas França, em Sub 14, foram os grandes vencedores desta prova que inaugurou o cartaz da sétima edição do Porto&Matosinhos Wave Series, uma iniciativa que integra um conjunto de competições de desportos de ondas, organizada pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e de Matosinhos.
As piores previsões de tempo não se verificaram, pelo contrário, o fim-de-semana apresentou-se com sol e com excelentes condições, em especial no domingo, com ondas perfeitas a rondar um metro, com boa formação, criando as condições ideais para a realização das rondas finais onde foi possível assistir ao grande nível de surf destes atletas.
“Este arranque da sétima edição do Porto&Matosinhos Wave Series não poderia ter corrido da melhor maneira – realizámos mais uma etapa da prova de apuramento regional para o campeonato nacional, com quase 100 atletas inscritos, boas ondas e a Praia Internacional no seu melhor. Foi mais uma grande demonstração de perseverança, evolução e qualidade destes jovens atletas e do seu surf, resultado de uma forte aposta dos clubes e das equipas de formação, estão todos de parabéns!”, salienta Marcelo Martins.
Esta era a etapa decisiva para a categoria de Sub 14, tendo consagrado Lucas França como campeão regional, bem destacado dos seus oponentes com um score de 15,00. O atleta da Associação Onda do Norte (AON) conseguiu a melhor onda do campeonato na sua final, com uma nota de 9,00. Em segundo lugar na categoria ficou Guilherme Machado Moreira (AON), em terceiro lugar Afonso Carvalho (Clube de Surf do Cabedelo) e em quarto o atleta António Melo (AON).
Na etapa de Sub 16, o grande destaque do fim-de-semana coube ao atleta da AON, Manuel Machado, que foi colecionando bons scores ao longo do campeonato, tendo conquistado a liderança, com um score final de 12,80. Muito próximo ficou Kekoa Hummel (AON), o atleta que conquistou a segunda posição nesta categoria, com um score de 12,74. Em terceiro lugar ficou Matias Lopes (AON), com 9,00 pontos, e o quarto lugar coube a Diogo Tavares (Academia Mar de Espinho), com um 5,80.
Salvador Tavares, atleta do Clube de Surf do Porto, ex-campeão regional nas categorias de Sub 12, Sub 14 e Sub 16 em anos anteriores, foi o grande vencedor na categoria de Sub 18, demonstrando grande consistência no seu surf, boa seleção de ondas e arriscando mais a surfar no crítico, o que lhe valeu a primeira posição na categoria, com um score de 11,50. João Maria Pereira, atleta do Clube de Surf do Cabedelo, conquistou a segunda posição com um 9,37, a terceira posição coube a Kekoa Hummel (AON), com 8,80, e em quarto posicionou-se João Crespo (Clube de Surf do Cabedelo), com um 8,84.
CLASSIFICAÇÃO
SUB 14
1.º Lucas França (AON)
2.º Guilherme Machado Moreira (AON)
3.º Afonso Carvalho (Clube de Surf do Cabedelo)
4.º António Melo (AON)
SUB 16
1.º Manuel Machado (AON)
2.º Kekoa Hummel (AON)
3.º Matias Lopes (AON)
4.º Diogo Tavares (Academia Mar de Espinho)
Comentários