Chegou ao fim a quarta etapa da Liga MEO Surf, o Allianz Ribeira Grande Pro, prova realizada em São Miguel, Açores.
Depois de dois dias de ondas abaixo do que se espera num local como este, a prova acabaria por terminar em grande, com condições bastante divertidas. O dia final começou com uma boa “batalha” entre Guilherme Fonseca e Francisco Almeida, que foi vencida pelo surfista de Peniche, seguido de um dos heats mais disputados da prova, entre Afonso Antunes e Joaquim Chaves. Este era um heat com alguma implicações para ambos no que toca à disputa pelo título e foi muito equilibrado, tendo Chaves, no fim, segurado a sua posição com uma nota de 7.5 pontos, contra o 7 de Antunes. Eduardo Fernandes, que venceu esta prova há mais de uma década, apanhou pela frente um inspirado Luís Perloiro e teve que fazer a melhor nota desta etapa, 9 pontos, para vencer este interessante confronto. Para terminar a fase Guilherme Ribeiro, que tinha a liderança do circuito em jogo, conseguiu superar um cada vez mais perigoso Francisco Ordonhas, avançando para as meias finais.
Guilherme Fonseca e Joaquim Chaves foram os protagonistas de mais um grande heat e no fim o vencedor da etapa anterior, Joaquim, mostrou que está num pico de forma incrível e carimbou o “passaporte” para a sua terceira final consecutiva. Para terminar a ronda Eduardo Fernandes foi superado pelo novo líder do circuito, Guilherme Ribeiro, que fez várias notas muito fortes.
O derradeiro heat da prova masculina também teria grandes implicações na disputa pelo título da Liga, deixando o vencedor numa posição muito forte. Mais uma vez a vitória ficou com Joaquim Chaves, que, se conseguir um resultado sólido na última etapa, poderá sagrar-se campeão nacional.
A prova feminina foi dominada por Francisca Veselko, que bateu por larga vantagem Carolina Mendes nas meias finais e fez o mesmo a Mafalda Lopes na final para “construir” uma fortíssima liderança neste circuito.
Comentários