Depois de três dias sem ação o MEO Rip Curl Pro Portugal voltou à água num dos picos alternativos, o Molhe Leste. Curiosamente foi precisamente neste local que a primeira prova do Championship Tour em Peniche, o Rip Curl Pro Search, realizado em 2009, arrancou. Ao longo dos anos o CT passou neste local mais algumas vezes e, apesar não ter a mesma qualidade de ondas que os Supertubos, não deixa de ser um pico muito bem referenciado pelos surfistas nacionais e internacionais.
O dia começou com o round 1 feminino e logo no terceiro heat havia cores nacionais, nomeadamente Francisca Veselko, que tinha como adversárias a campeã mundial em título, Caroline Marks, e a havaiana Gabriela Bryan. O backside sempre afiado de Caroline foi vencedor, enquanto que Veselko e Bryan disputaram o segundo lugar taco a taco. A portuguesa tinha a melhor nota, mas ficou a faltar um back up melhor, acabando em terceiro lugar a precisar de 2.93. Ainda nesta fase o destaque foi outra havaiana, Bettylou Sakura Johnson, enquanto que o momento mais dramático do dia foi a saída da água mais cedo por Brisa Hennessy, que, como mais tarde se veio a descobrir, furou o tímpano a sair de uma das suas ondas.
Seguiu-se o round de repescagem masculino que começou com uma batalha entre os californianos Griffin Colapinto e Jake Marshall e o português Joaquim Chaves. O wildcard português abriu com uma boa onda, um “combo” snap e reentry em secções bastante críticas para este dia, garantindo logo uma nota sólida de 6.5. Entretanto Colapinto, como seria de se esperar, foi fugindo com a liderança, deixando a disputa pela segunda vaga na fase seguinte para Chaves e Marshal. No final Joaquim apenas precisava de 4.96 para dar a volta ao resultado, mas não encontrou qualquer onda com esse potencial, terminando aqui a sua prestação no evento. O grande destaque desta fase foi o surfista do CT com mais experiência neste pico, Kanoa Igarashi, que surfou acima da média, num heat em que Matthew McGillivray passou para segundo na sua última onda e Marco Mignot foi eliminado. Também fora do evento ficaram Ryan Callinan, pelas mãos da dupla brasileira Gabriel Medina e Deivid Silva, e ainda Ian Gentil, por Rio Waida e Liam O’Brien.
No round de repescagem da prova feminina Francisca Veselko caiu para Caitlin Simmers e Lakey Peterson mas tanto Kika como Joaquim, os dois wildcards portugueses, podem estar orgulhosos pelo surf que mostraram nesta prova.
A prova feminina continuou a avançar e teve como destaque a eliminação da 1ª e 3ª classificadas do ranking, Molly Picklum e Caitlin Simmers, por Gabriela Bryan e Luana Silva, deixando muito em aberto para mais uma mudança na liderança do ranking.
Um novo call será feito amanhã, pelas 6:45 da manhã. Acompanha tudo em direto AQUI!
Comentários