As meias finais dos Jogos Olímpicos, prova realizada em Tsurigasaki Beach, Japão, tinham em prova dois surfistas brasileiros, um japonês e um australiano na categoria masculina, e duas norte-americanas, uma japonesa e uma sul africana na feminina.
A primeira meia final masculina, Gabriel Medina vs Kanoa Igarashi, foi o melhor heat do evento com 3 ondas incríveis no início, duas do brasileiro e uma do nipónico, para deixar Medina com uma liderança sólida. Com duas nota de 8 pontos, Gabriel parecia garantido na grande final mas o heat foi longo e Kanoa não se deu por satisfeito. A poucos minutos do fim fez um aéreo de frontside full rotation para receber 9.33 pontos e virar o heat a seu favor, garantindo um lugar na final contra todas as expectativas. Na bateria seguinte já não houve surpresas pois o seed número 1 do evento, Ítalo Ferreira, superou o australiano Owen Wright, para garantir também a sua vaga na final.
A medalha de bronze foi disputada entre dois companheiros de equipa da Rip Curl, Gabriel Medina e Owen Wright, e contra todas as expectativas, foi Owen quem acabou na frente, deixando Medina sem medalha, o que acabou por ser o resultado mais surpreendente de todo o evento. A final foi dominada por Ítalo Ferreira, que assim recebeu o primeiro ouro olímpico da história do surf profissional, deixando Kanoa Igarashi com a medalha de prata.
A prova feminina teve menos surpresas excepto talvez a medalha de bronze da japonesa Amuro Tsuzuki que, depois de ser eliminada por Carissa Moore nas meias finais, surpreendeu ao bater Caroline Marks e garantir um lugar no pódio. Já a final foi dominada, como já se esperava, por Carissa, que bateu Bianca Buitendag por larga vantagem para garantir o ouro.
Comentários