O último dia do ISA World Surfing Games em Huntington Beach, Califórnia, EUA, decidia os títulos mundiais por selecções, individuais e, mais importante, vagas nos Jogos Olímpicos de 2024.
Em prova estavam ainda três surfistas portugueses, Teresa Bonvalot e Guilherme Fonseca nas finais do evento principal e Yolanda Hopkins na final das repescagens. Yolanda lutou muito para avançar para a final das repescagens, mas acabou por ser superada pelas duas australianas, Sally Fitzgibbons e Sophie McCulloch, terminando em 3º no heat e em 7º lugar a nível individual.
Infelizmente Teresa Bonvalot lesionou-se no dia anterior, durante a Aloha Cup, ficando impedida de competir neste dia apesar de ter duas oportunidades de chegar à final. Mesmo não tendo competido neste dia acabou em 6º lugar, enquanto que a final foi composta por uma surfista de cada nacionalidade, Sally Fitzgibbons (Aus), Kirra Pinkerton (EUA), Daniella Rosas (Per) e Paulina Ado (Fra). A francesa, Ado, liderou grande parte do heat mas acabou por ser superada por Kirra Pinkerton no fim, que assim garantiu o título desta prova.
Na categoria masculina Guilherme Fonseca teve mais uma prestação brilhante, batendo dois surfistas com experiência no Championship Tour Lucca Mesinas e Nat Young, passando em segundo “colado” a Kanoa Igarashi. Ao avançar este heat o surfista de Peniche tornou-se no terceiro surfista português a conquistar uma vaga numa final Open, depois de em 2016 ter terminado em 7º no mesmo evento, quando se realizou na Costa Rica.
Na final Fonseca não teve sorte na escolha de ondas, que não conectavam com o inside apesar de ter feito algumas manobras fortes no outside, terminando num histórico quarto lugar, com Jackson Baker em terceiro, Rio Waida em segundo e Kanoa Igarashi em primeiro.
Nos resultados por selecções, os EUA ficaram com o título, seguidos da Austrália, França e Portugal, uma excelente posição da nossa equipa, que se coloca entre as 4 melhores do mundo.
Comentários