Depois de um dia curto de prova, o EDP Ericeira Pro, penúltima etapa do circuito Challenger Series de 2024, voltou à água em Ribeira D’Ilhas com condições muito boas durante grande parte do dia.

Primeiro na água esteve a categoria feminina, com os heats que restavam no round de 48 surfistas. Teresa Bonvalot já tinha vencido nesta fase no dia anterior, restando ainda Mafalda Lopes e Francisca Veselko, que tiveram resultados opostos. Enquanto que Mafalda, que tinha como adversárias Nikki Van Dijk, Leilani McGonnagle e Hira-Marie Conrad, fez um heat quase perfeito, com um backside que poucas neste dia conseguiram igualar, vencendo assim o heat, Francisca teve mais um “shocker”. Depois de uma onda muito forte para abrir, Kika fez um bom back up mas Taina Hinckel fez uma média ligeiramente maior, passando para a frente por uma diferença de 0.06 pontos. Entretanto o fenómeno francês, Tya Zebrowski, fez uma das melhor ondas da fase e passou para primeiro. Veselko ficou só a precisar de uma onda com o mínimo de potencial para dar a volta ao resultado mas só apareceu uma onda para a sua prioridade, perto do fim, que lhe ofereceu apenas uma secção e mesmo assim a surfista de Carcavelos deu uma manobra muito forte, mas seria insuficiente por menos de um ponto.

Entretanto a prova seguiu para a categoria masculina onde estavam dois portugueses logo no terceiro heat do round de 80, Guilherme Ribeiro e Joaquim Chaves, que tinham como adversários Owen Moss e Kian Martin. Foi um heat muito disputado entre os quatro, Owen acabou por fugir com a liderança enquanto que Guilherme e Kian disputavam o segundo ligar. Chaves começou mais devagar mas fez no final duas ondas muito fortes que lhe deram a segunda posição. Ribeiro em cima do toque ainda ficou perto de virar o resultado mas pontuou ligeiramente abaixo e o líder, Moss, ainda fez questão de usar a sua prioridade para lhe forçar uma interferência.

Afonso Antunes surfou logo de seguida, contra Jordan Lawler, Rinto Oooto e Daniel Emslie e provou mais uma vez que está de volta aos tempos em que era a grande esperança do surf nacional. Depois de um par de anos difíceis, em que inclusivamente ficou sem patrocínio principal, o surfista profissional de segunda geração brilhou no local onde o seu pai, João, ainda nos 90 mostrou pela primeira vez numa prova QS todo o potencial do surf português. Afonso, depois de vencer uma prova QS 3.000 e os trials desta etapa, mostrou um surf muito afiado num heat de ondas fracas, vencendo com alguma vantagem sobre o segundo classificado, Emslie.

Dois heats mais tarde foi a vez de Frederico Morais esbanjar a qualidade do seu surf pelas paredes e lips de Ribeira D’Ilhas, conquistando um sólido segundo lugar atrás de Jackson Baker.

De volta à prova feminina, Teresa Bonvalot estava no primeiro heat do round de 32 e, apesar de ter mostrado muito bom surf, faltou apanhar ondas com mais tamanho e secções mais pesadas, acabando a correr atrás de Sally Fitzgibbons e Laura Raupp, que garantiram as vagas na fase seguinte por uma vantagem considerável.

O dia não acabou sem se ver mais uma prestação incrível de Yolanda Hopkins, que apanhou algumas das maiores ondas da prova, rasgou com força as paredes mais moles e atacou o lip sem misericórdia, acabando com a vitória apesar da basca Nadia Estorbe ter acabado empatada em pontos.

No entanto a grande surpresa do dia foi a eliminação da jovem surfista que este ano venceu uma etapa do circuito Challenger Series e uma do Championship Tour, Erin Brooks. Em Ribeira, mesmo com o apoio de Tiago Pires e companhia, a “canadiana” esperou muito pela sua primeira onde, que foi muito fraca, acabando por pagar pelo erro com a sua eliminação.

Acompanha e evolução desta prova em directo AQUI!

Heats com surfistas portugueses
Prova feminina
Round de 32
Heat 7 | Luana Silva x Tessa Thyssen x Mafalda Lopes x Taina Hinckel
Round de 16
Heat 3  | Yolanda Hopkins x Ellie Harrison

Prova masculina
Round de 64
Heat 6 | Mike McDonagh x Deivid Silva x Lucas Silveira x Joaquim Chaves
Heat 7 | Jacob Willcox x Jarvis Earle x Heitor Mueller x Afonso Antunes
Heat 12 | Alan Cleland x Morgan Cibilic x Lucca Mesinas x Frederico Morais

Comentários