O Ballito Pro, terceira etapa do circuito Challenger Series de 2023, chegou ao fim e foi quase com uma vitória lusa.

Frederico Morais voltou à “conversa” da qualificação para o Championship Tour com um 5º lugar na etapa anterior e chegou à África do Sul em grande forma, pronto para mais um resultado histórico. Depois de avançar três fases chegou aos quartos de final, no penúltimo dia dia prova, onde encontrou um dos surfistas mais em forma do evento, Alejo Muniz, numa bateria man on man. Muniz fez um heat muito forte mas Morais foi implacável na suas duas últimas ondas, pontuando um par de notas de 7 pontos para avançar para as meias finais.

Já nas meias finais, no último dia de prova, Frederico foi muito forte para o local de San Clemente, Kade Matson, impondo um ritmo muito forte do início ao fim, acabando por se qualificar para a final. No derradeiro heat do evento Kikas encontrou outro local de San Clemente que tinha vencido a etapa anterior deste circuito, Cole Houshmand.

A final foi um heat de notas baixas e o português ficou muito perto de vencer, tendo passado para a frente a 12 minutos do fim com uma onda de três manobras sólidas. A próxima onda só foi surfada nos segundos finais, por Cole, que precisava de uma nota de 4.34 pontos e, mesmo tendo apanhado uma onda pequena e sem fazer nada de especial acabou por receber o que precisava e “roubou” a vitória.

Mesmo assim é mais um resultado sólido para Frederico Morais, que subiu à 3º posição do ranking, ficando já com um pé no Championship Tour de 2024. A próxima etapa será o US Open of Surfing, que se realiza entre 29 de Julho e 6 de Agosto.

Comentários

Os comentários estão fechados.