Depois de um dia de gala no Pipe Invitational, o Billabong Pipe Masters foi à água mas não sem antes dois surfistas disputarem uma vaga no tour de 2021.
Em ondas até 8 pés Mikey Wright e Leonardo Fioravanti disputaram pela terceira vez em menos de 24 horas um heat de surf-off. Com uma vitória para cada um nos heats anteriores, este decidia tudo e foi o italiano quem apanhou um tubo mais profundo e acabou por garantir a vaga.
Seguiu-se o round 1 masculino, que começou com uma vitória sólida de Kanoa Igarashi sobre Morgan Cibilic e Peterson Crisanto. Yago Dora venceu o heat seguinte com notas baixas, já que o vento on-shore entrou forte e não permitiu notas sólidas, culminando numa paragem por algumas horas.
A prova voltou com a bateria de Frederico Morais contra Filipe Toledo e Mikey Wright já com vento off-shore fraco. Foi o português quem encontrou o primeiro tubo do heat, uma longa direita para Backdoor que, mesmo não tendo estado muito fundo, lhe garantiu uma nota de 5 pontos. Mikey surfou logo de seguida, respondendo com um tubo de 5.67 pontos. Toledo fez o seu primeiro tubo a 6 minutos do fim mas foi o suficiente para passar para a frente, deixando Morais, com a segunda prioridade, a precisar de uma nota de 1.84 pontos para para chegar à liderança, enquanto que Mikey precisava de 0.2 para o segundo lugar. Mesmo sem acertar uma qualquer manobra o australiano passou para o segundo lugar mas Kikas, com um tubo rápido, voltou para a liderança, sendo superado novamente por Filipe, numa nota horrivelmente overscored em comparação com a segunda melhor nota de Morais. Mas o “trabalho” estava feito, Frederico passou em segundo lugar, entrando para a história como o primeiro português a passar uma bateria no CT de Pipeline.
As ondas melhoraram ligeiramente durante o dia, o que permitiu que John John Florence, Caio Ibelli, Jack Freestone e Jack Robinson fizessem algumas notas acima da média, chegando às fases seguintes com algum destaque.
Acompanha a evolução do Billabong Pipe Masters presented by Hidro Flask AQUi!
Comentários