O dia 9 do Billabong Pipe Masters superou as expectativas não só no que toca à qualidade de ondas como na quantidade de momentos dramáticos. Que o diga Frederico Morais que, depois de ser eliminado por muito pouco no round 2 ficou com a sua qualificação nas mãos de terceiros.

Inicialmente eram 6 os surfistas que poderiam passar o português mas em 3 baterias consecutivas nomes como Michael Febuary, Matt Wilkinson e Connor O’Leary foram eliminados, deixando alguma esperança ao português. Seguiam-se dois surfistas que eram menos relevantes que anteriormente se esperava pois Joel Parkinson precisava de um 3º lugar para superar Morais mas iria reformar-se no fim do ano, e Jesse Mendes precisava de um primeiro. Ambos passaram mas o verdadeiro perigo era Joan Duru, que apenas precisava de passar mais uma bateria para superar o luso. Infelizmente, foi o que aconteceu. Duru estava em grande forma eliminou o brasileiro Michael Rodrigues, empurrando Kikas para a 23º posição do ranking e, provavelmente, para fora do Championship Tour de 2019.

No entanto, é ainda possível que Morais participe no circuito de 2019 mas dificilmente será a tempo inteiro. A WSL ainda terá de resolver a questão dos replacement wildcards, onde há 3 surfistas para duas vagas, e caso mais que um surfista se lesione durante o ano, algumas oportunidades poderão surgir. Mas o mais certo é um regresso ao circuito QS…

Outros acontecimentos relevantes foram a eliminação de Filipe Toledo frente a Kelly Slater, deixando a disputa pelo título limitada a dois nomes, Gabriel Medina e Julian Wilson. Gabe tem sido um dos grandes destaques do evento e eliminou um inspirado Seth Moniz, enquanto que Wilson superou Miguel Pupo por muito pouco.

Heats do round 4
Heat 1: Ryan Callinan (AUS), Jordy Smith (ZAF), Conner Coffin (USA)
Heat 2: Michel Bourez (PYF), Sebastian Zietz (HAW), Gabriel Medina (BRA)
Heat 3: Yago Dora (BRA), Julian Wilson (AUS), Joel Parkinson (AUS)
Heat 4: Jesse Mendes (BRA), Joan Duru (FRA), Kelly Slater (USA)

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.