Depois de um lay day o EDP Vissla Ericeira Pro, penúltima etapa do circuito Challenger Series de 2023, começou cedo e com boas ondas até metro e meio.
Foi um dia com vários portugueses em prova, alguns com muito sucesso. Primeiro na água esteve Henrique Pyrrait, o representante local, contra Leo Casal, Kian Martin e Joshua Moniz. Era um heat em que Pyrrait precisava de surfar no seu 100% para ter hipóteses de avançar, mas a escolha de ondas acabou por o trair já que não lhe proporcionou secções verticais suficientes para acompanhar Casal e Martin, terminando mesmo assim em 3º lugar, à frente do havaiano.
Depois foi a vez de Martim Nunes se estrear numa prova CS, e fê-lo da melhor maneira. Mesmo tendo três nomes de peso pela frente, Rafael Teixeira, Josh Burke e Mihimana Braye, Nunes enfrentou-os sem medo e com um backside muito forte e preciso, agarrando a liderança ao fim de três ondas e a poucos minutos do fim. No entanto, a última troca de ondas quase o traiu, pois tanto Teixeira como Braye passaram para a frente, empurrando-o para o terceiro lugar. Felizmente Martim ainda teve uma oportunidade de virar o heat, e foi o que fez, encheu mais uma onda de manobras fortes e acabou com a melhor nota e a vitória.
Pouco depois também Joaquim Chaves brilhava, surfando muito contra Daniel Emslie, Billy Stairmand e John Mark Tokong. Joaquim começou com uma onda muito forte, que acabaria por ser a segunda melhor do heat e algum tempo depois fez um backup sólido para assegurar uma liderança que não largou mais.
Já no round de 64, Martim Nunes acabaria por ser eliminado juntamente com Kanoa Igarashi por Adin Masencamp e Jackson Bunch. Por sua vez Frederico Morais, que competiu alguns heats antes, foi um dos grandes destaques do dia. Os seus famosos “combos” de carve seguido de batida estavam “on point” vencendo com a segunda melhor média da fase e deixando Justin Becret em segundo lugar.
Entretanto a prova parou antes do fim da fase, deixando Joaquim Chaves a aguardar pelo próximo dia de prova para defrontar Jacob Wilcox, Jason Vaughn e Maxime Huscenot.
Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!
Heats com surfistas portugueses
Prova masculina
Round de 64
Heat 13 | Jacob Wilcox x Jason Vaughn x Maxime Huscenot x Joaquim Chaves
Round de 32
Heat 3 | Reef Heazlewood x Frederico Morais x Leo Casal x Kian Martin
Prova feminina
Round de 32
Heat 7 | Teresa Bonvalot x Vahine Fierro x Francisca Veselko x Erin Brooks
Comentários