Como esperado, os melhores surfistas do mundo apareceram esta manhã na Praia de Supertubos, Peniche, para o arranque do MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do Championship Tour de 2024.
As previsões para os próximos 10 dias não são as mais animadoras, o que explica que a organização tenha aproveitado as condições deste primeiro dia do período de espera para arrancar com a prova e despachar alguns heats, mesmo sem ondas que façam justiça ao nome da praia.
A grande surpresa da manhã foi a presença do jovem talento local, Matias Canhoto, que substituiu Kelly Slater. O 11x campeão mundial mais uma vez compete com um wildcard “semestral” da WSL, mais uma vez alega estar lesionado, e mais uma vez não aparece num evento onde a previsão não é a mais promissora. Sorte do jovem talento local, que ganhou a oportunidade de mostrar o seu surf no Championship Tour, tendo inclusive pontuado uma nota de 5 pontos com duas manobras de backside numa das suas primeiras ondas. Outra onda de igual pontuação teria-lhe dado a vitória, mas faltou encontrar um bom backup. Nos segundos finais Matias estava em 3º lugar, a precisar de uma nota de 4.17 para segundo e pouco mais para primeiro. O segundo classificado, Callum Robson, aproveitou a prioridade para marcar o português e não perdeu a oportunidade de “entalar” o líder do heat, Griffin Colapinto, quando esse perdeu prioridade, garantindo assim uma interferência e “oferecendo” a Canhoto a qualificação para o round 3.
Pouco tempo depois tínhamos outro português na água, Joaquim Chaves, no heat 6 contra Jack Robinson e Crosby Colapinto. Jack disparou na liderança com a melhor manobra da manhã, um enorme alley oop, aterrado no limite, o que lhe deu a melhor nota do dia e uma liderança confortável. Joaquim mostrou bom surf, com algumas manobras sólidas, mas para vencer neste nível faltou apanhar uma onda que lhe oferecesse secções para fazer mais manobras fortes, acabando em terceiro lugar.
O dia, com condições já mais “desfeitas”, acabou no heat 12 do round 1, em que Frederico Morais defrontava Yago Dora e Liam O’Brien. Mesmo com adversários perigosos, Kikas dominou, mostrando que o seu surf de backside está bem “on point“, para garantir a sua primeira vitória no round 1 do ano.
A maior surpresa do dia foi Gabriel Medina, que vinha de uma vitória impressionante no ISA World Surfing Games, onde garantiu a sua presença nos Jogos Olímpicos mas, nos Supertubos contra Leonardo Fioravanti e Samuel Pupo, apanhou muitas ondas mas não conseguiu fazer “a sua magia”, caindo para a repescagem.
Uma nova chamada será feita amanhã de manhã, acompanha tudo em direto AQUI!
Comentários