Pelo terceiro dia consecutivo o Boost Mobile Gold Coast Pro, primeira etapa do circuito Challenger Series, avançou com boas ondas em Snapper Rocks.
Todos os representantes nacionais neste evento competiram neste dia mas tiveram sortes diferentes. Tudo começou com a prova feminina e a primeira na água foi Francisca Veselko, que tinha como adversária uma das melhores surfistas da história do surf feminino profissional, Sally Fitzgibbons, a japonesa com experiência no CT, Amuro Tsuzuki e ainda a francesa Tessa Thyssen. Foi a japonesa quem começou melhor, com uma nota forte, enquanto que “Kika” caiu nas duas primeiras ondas mas compensou na terceira, a 12 minutos do fim, uma onda que encheu de manobras muito fortes para receber uma nota de 8.83. Essa seria de longe a melhor nota do heat e quando fez um bom back up na seguinte, uma nota de 5.97 pontos, a vitória destacada era sua.
No heat seguinte estava mais uma portuguesa, Carolina Mendes, que tinha como adversárias Alyssa Spenser, Vahine Fierro e Sol Aguirre. Carolina surfou bem, fazendo uma média que seria suficiente para passar vários heats nesta fase mas, infelizmente, este não, acabando em terceiro atrás de Spenser e Fierro.
Mais um heat, mais duas portuguesas na água. Ao longo dos anos Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins competiram juntas dezenas de vezes, e neste dia a disputa repetia-se, desta vez contra a ex-top do CT, Luana Silva e Zahli Kelly. Foi um heat muito disputado e no fim menos de um ponto separava as três primeiras classificadas. Foi Luana quem começou melhor, com uma nota de 6.67 pontos, seguida de Teresa, que mostrou estar com um backside bem sharp. Yolanda não começou tão bem mas foi crescendo, agarrando a liderança a 20 minutos do fim. A 13 minutos do fim era Zahli quem liderava, seguida de Hopkins, Silva e Bonvalot, mas a ordem estava prestes a inverter-se. Na sua onda seguinte Teresa fez uma nota de 6.4 pontos e passou para a frente, melhorando ainda ligeiramente o seu backup. Luana, que até aí só tinha uma onda, usou a sua prioridade para fazer uma nota de 3.93 pontos e assegurar o segundo lugar enquanto que Yolanda também atacou essa posição com uma onda muito bem surfada, mas ficou 0.12 abaixo do seu requisito e foi eliminada.
A prova masculina também foi à água e no quarto heat do round de 32 vimos Frederico Morais a defrontar Lucas Silveira, Jacob Willcox e Adin Masencamp. O português abriu com uma onda curta onde deu um bom aéreo para receber 6 pontos, mas não conseguiu fazer um back up à altura, apanhando apenas mais uma onda em que recebeu meio ponto, acabando em quarto lugar enquanto que Willcox ficou com a vitória e Masencamp com o segundo lugar.
Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!
Heats com surfistas portugueses
Round de 16
Heat 5 | Vahine Fierro x Francisca Veselko
Heat 7 | Teresa Bonvalot x Sawyer Lindblads
Comentários