Pelo segundo dia consecutivo o Corona Saquarema Pro, penúltima etapa do circuito Challenger Series da WSL, voltou à água, desta vez com ondas ligeiramente mais bem formadas que no dia anterior.
O dia começou com os heats que restavam do round 1 feminino, onde se encontravam ainda duas surfistas lusas em prova. A primeira na água foi Carolina Mendes, que abriu a sua prestação com uma longa direita cheia de manobras. Esperava-se uma nota alta mas os juízes foram conservadores, atribuindo apenas uma nota de 5.5 pontos. Apesar de encontrar forte oposição da parte das suas adversárias, Carolina conseguiu segurar uma posição de qualificação, graças a um back up de 4.4 pontos, passando atrás da basca Nadia Erostarbe, eliminando Zahli Kelly e Taina Hinckel.
Logo no heat estava Francisca Veselko, que tinha como adversárias Sophie McCulloch, Chelsea Tuach e Yasmin Dias. “Kika” esperou muito pela primeira onda, enquanto que Sophie e Chelsea iam pontuando, mas foi bem recompensada, encaixando duas manobras fortes, um carve e um reentry, para abrir com uma nota de 7.33 pontos. A partir daí foi só uma questão de gerir o heat, fazer uma nota de back up e ir melhorando, e foi exactamente o que fez, acabando por vencer o heat, com Tuach.
Eliminada ficou a número 6 do ranking, McCulloch, uma derrota que vai favorecer Teresa Bonvalot. E não foi a única candidata ao CT a perder “terreno”, a número 5 do ranking, Nikki Van Dijk não compareceu nesta prova e a sempre perigosa Luana Silva, actual 9ª do ranking, já foi eliminada, o que faz das próximas fases cruciais para qualquer competidora que ambicione entrar no tour de 2023.
Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!
Heats com surfistas portuguesas
Round 2
Heat 2 | Teresa Bonvalot x Aguirre x Bronte Macaulay x Shino Matsuda
Heat 4 | Sawyer Lindblad x Minami Nonaka x Yolanda Hopkins x Pauline Ado
Heat 7 | Keely Andrew x Alyssa Spencer x Carolina Mendes x Chelsea Tuach
Heat 8 | Havanna Cabrero x Leilani McGonagle x Nadia Erostorbe x Francisca Veselko
Comentários