Depois de vários dias sem acção, o Boost Mobile Margaret River Pro voltou à água e terminou esta noite (hora portuguesa). Ondas sólidas a rondar os dois metros e meio era o que os competidores tinham pela frente neste que seria o derradeiro dia de prova da quarta etapa do Championship Tour de 2021.

O primeiro heat dos quartos de final não se realizou uma vez que John John Florence retirou-se do evento e do resto da perna australiana para recuperar de uma nova lesão ao joelho. Mesmo faltando a pelo menos mais uma etapa, Florence continua na disputa pelo título já que apenas precisar de acabar no top5 para chegar à prova decisiva. Foi Griffin Colapinto quem beneficiou da sua ausência, avançando para a sua segunda meia final consecutiva. De seguida Jordy Smith superou Ryan Callinan por muito pouco e na batalha dos groms Matthew McGillivray bateu Seth Moniz. Para terminar a fase realizou-se mais um super confronto 100% brasileiro, Ítalo Ferreira VS Filipe Toledo. Pela primeira vez em muito tempo, Ítalo parecia estar a “lutar” com as suas pranchas, sendo visível na forma como as suas manobras estavam a sair. Mesmo assim o campeão mundial em título surfou muito e liderou até metade do heat, altura em que Toledo destruiu uma das melhores ondas que apareceram, com um grande carve e duas manobras no lip, o que foi o suficiente para garantir mais uma presença nas meias finais.

Nas meias finais Griffin Colapinto fez a melhor onda do seu heat contra Jordy Smith, mas o sul africano foi mais consistente e acabou por negar a primeira final do californiano. Matthew McGillivray deu tudo o que tinha contra Filipe Toledo na segunda semi-final, mas o brasileiro surfou num nível acima e garantiu a sua primeira presença numa final desde Junho de 2019.

A prova feminina teve várias “batalhas” interessantes. A primeira meia final foi um heat 100% goofies, entre Tatiana Weston-Webb e Bronte Macauley. Bronte igualou o seu melhor resultado ao chegar a esta fase, mas desta vez a brasileira foi superior, garantido presença na sua segunda final consecutiva. O outro confronto das meias finais juntava duas surfistas com vários títulos mundiais, a líder do ranking Carissa Moore contra Stephanie Gilmore. Carissa era a favorita mas Steph surfou muito e acabou por vencer o heat. A primeira e única vitória de Tatiana Weston-Webb no Championship Tour foi em 2016 e agora, quase 5 anos mais tarde, a brasileira abusava do power surf de backside para superar Gilmore e vencer novamente, colocando-se na disputa pelo título mundial.

Jordy Smith começou bem a final masculina mas quando Filipe Toledo entrou no ritmo tornou-se imparável. Toledo foi crescendo ao longo do heat, abusando dos seus carves de frontside para vencer com larga vantagem, cimentando a sua posição no top5 do tour.

O circuite segue agora para Rottnest Island, onde se realiza o River Rip Curl Rottnest Search presented by Corona, uma prova que terá início no dia 16 de Maio.

Comentários

Os comentários estão fechados.