O segundo dia do Billabong Pipe Masters teve tudo o que se deseja num campeonato, altas ondas, bom surf e muito drama! Em ondas de 6 a 8 pés (quase três metros “hawaiian”) fizeram-se e destruíram-se sonhos e carreiras, na afiada bancada de Pipeline. O australiano Mick Fanning perdeu aqui o seu sonho de igualar o número de títulos de Andy Irons pois, ao perder para Shane Dorian no round 2, ficou fora da disputa pelo título mundial de 2012.
É quase desleal ter de combater os especialistas de pipeline com tanto em jogo, mas nisso todos os candidatos estão em pé de igualdade. Mick ainda deu dois grandes tubos para fazer a média de 15.07, que seria suficiente para passar alguns dos heats desta fase, mas Dorian foi um pouco melhor e venceu. Shane é um veterano do circuito e encontra-se numa forma física incrível, o que poderá ditar um grande resultado neste campeonato.
O heat de Joel Parkinson também não era fácil pois defrontava o “carrasco” de Tiago Pires e Adrian Buchan, Kalani Chapman. O goofy de Pipe usou a estratégia de sempre, uma prancha grande para arrancar bem cedo e atrás do pico, misturado com muita local knowledge. Mas Parko quer muito este título e com duas “bombas” para backdoor venceu o heat.
Kelly Slater também surfou muito, garantindo a média mais alta do round para backdoor e deixando o temido Billy Kemper de fora do campeonato. Outros destaques vão para o novo “qualifier” do WCT, Sebastian Zietz, que derrotou John John Florence e garantiu o título da Vans Triple Crown of Surfing. Assim este prestigioso título volta para o Kauai, onde já esteve por várias vezes pelas mãos de Andy Irons e Kaipo Jaquias!
Gabriel Medina foi mais uma vez uma surpresa agradável pois deu tubo atrás de tubo para Pipeline e fez assim a segunda melhor média da terceira fase, atrás de Kelly Slater.
Já Tiago Pires, que foi eliminado no primeiro dia de prova, encontra-se numa situação muito pouco agradável. O melhor surfista português todos os tempos tinha dois adversários directos e um indirecto na busca pela qualificação, Patrick Gudauskas, Heitor Alves e Yadin Nicol. Os dois primeiros ficaram pelo segundo e terceiro rounds enquanto que Nicol, que precisa de um terceiro lugar para se qualificar, está a dois heats de fazer o que precisa!
Se Yadin conseguir esse resultado passa o seu conterrâneo Matt Wilkinson no ranking do World Tour, fazendo com que ele passe a qualificar-se pelo ranking combinado. E caso isso aconteça “Wilko” empurra para fora o último qualificado desse ranking, Tiago Pires. No entanto Nicol ainda terá de “dar o litro” se quiser garantir essa posição!
Acompanha tudo em directo AQUI!
(Josh Kerr, um dos destaques deste segundo dia de prova)
Comentários