O quarto dia do Estrella Galicia Caparica Surf Fest foi dedicado aos rounds de 96 e 32 surfistas masculino e, apesar de se ter visto bom surf de várias nacionalidade, foram os franceses que mostraram ser a força dominante do evento. Nos primeiros 16 heats realizados na Praia do Paraíso, Costa da Caparica, 6 tiveram dois surfistas franceses a avançar, em mais 6 heats um surfista francês avançou em primeiro ou segundo lugar.

Os surfistas portugueses também tiveram os seus momentos, como a dobradinha de Tomás Fernandes e Guilherme Ribeiro sobre Joan Duru e Siam Nikritin, a qualificação em segundo lugar de Diogo Martins, atrás de Ramzi Boukhiam mas à frente de Dorian Gomez e Henrique Pyrrait e, claro, o surf que Vasco Ribeiro apresentou no último heat da fase, que, mesmo não apanhando as melhores ondas foi tão explosivo que dominou por completo a bateria. Mas Guilherme Fonseca, Joaquim Chaves, Miguel Blanco, Jacome Correia, Martim Paulino, Pedro Henrique e Afonso Antunes ficaram por aqui.

O mar começou a subir e o vento não estava forte o suficiente para incomodar o que culminou numa fase de 32 com o melhor surf da prova até agora. Logo no primeiro heat Kauli Vaast venceu com uma onda de 9 pontos, enquanto que Vicente Romero juntamente com Gony Zubizarreta despacharam os franceses Maxime Huscenot e Renan Grainville. Mas foi no heat 4 que o nível de surf realmente disparou. Ruben Vitoria parecia ter feito a melhor prestação do evento, com notas de 9.5 e 8.17, numa bateria em que Diogo Martins foi eliminado, mas a fasquia ainda aumentou mais no heat seguinte. O francês Tiago Carrique abriu com uma onda de 8 pontos e segui-a com vários aéreos abusados, garantindo num deles uma nota de 9.93 pontos. Charly Martin respondeu com notas de 9 e 7.9 enquanto que Justin Becret seria eliminado com uma média alta também. Tomás Fernandes esperou bastante pelas suas primeiras ondas e os seus adversários aproveitaram para capitalizar e “fugir” com o heat. Mesmo assim o surfista da Ericeira não baixou os braços e fez várias ondas muito fortes, acabando em 4º lugar com uma média de 14.27, que seria suficiente para passar muitos outros heats, mas não este.

Guilherme Ribeiro também surfou muito no seu heat, conquistando a liderança com duas boas ondas consecutivas, uma delas com um air reverse numa secção muito crítica. A poucos minutos do fim ainda liderava mas nas últimas ondas tudo mudou, a dupla francesa, Thomas Debierre e Tristan Guilbaud, passou para primeiro e segundo lugar, o basco Adur Amatriain ficou em terceiro e Ribeiro em quarto.

No último heat do dia Vasco Ribeiro fez questão de garantir uma presença lusa no round de 16, abrindo com uma boa direita para garantir uma nota de 7.33 pontos, com um back up rápido de 7.1. Seria de pensar que quando fez duas manobras explosivas para receber 9 pontos, a vitória seria sua mas o espanhol Andy Criere também estava muito inspirado e com duas ondas excelentes acabou por vencer o heat, enquanto que Aritz Aranburu ficou em terceiro e Paul Cesar Distinguin em quarto.

Um novo call foi marcado para as 6:45, acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Heats com surfistas portugueses
Round de 16
Heat 3 | Tiago Carrique x Yago Dominguez x Thomas Debierre x Vasco Ribeiro

Prova feminina
Quartos de final man-on-man
Heat 1 | Carolina Mendes x Garazi Sanchez-Ortun
Heat 2 | Teresa Bonvalot x Aelan Vaast
Heat 4 | Pauline Ado x Mafalda Lopes

Comentários

Os comentários estão fechados.