O regresso da Liga MEO Surf foi no palco das primeiras etapas do Championship Tour em Portugal, a Figueira da Foz, com o Allianz Figueira Pro, a primeira de 5 etapas deste que é o mais importante circuito de surf em Portugal.
O primeiro dia desta prova teve pouca acção devido ao excesso de ondulação e até uma maré pouco favorável durante grande parte do dia. Depois de contínuas chamadas, o primeiro heat dos trials entrou na água já da parte da tarde e entre as 7 baterias realizadas apenas num se viu surf do mais alto nível. Isto porque Martim Nunes e Gabriel Ribeiro conseguiram descobrir as ondas certas e surfá-las muito bem, acabando com as duas melhores médias do dia, algo que nem Frederico Morais conseguiu superar no último heat do dia.
Quando a prova voltou, já no dia 2 do evento, as condições estavam completamente diferentes, para melhor. Ondas mais pequenas mas ainda com bastante tamanho e força, permitiram bom surf, apesar de ainda estarem bastante desafiantes. O primeiro a destacar-se neste dia foi Arran Strong, com um frontside muito forte, e também João Mendonça e Diogo Martins venceram de forma convincente. Mas quando Vasco Ribeiro surfou a sua primeira, no heat 9 do round 1, parecia ter “desbloqueado” um novo nível de surf, mostrando muito mais velocidade e power que qualquer outro surfista até aqui, garantindo a melhor média da fase com as suas duas primeiras ondas. Ainda nesta primeira fase Tomás Fernandes mostrou a sua afinidade com point breaks de direita, fazendo algumas das melhores ondas do dia, e para terminar o round Afonso Antunes mostrou o porquê de ser candidato ao título deste circuito há vários anos, com surf de muita qualidade.
Apenas 4 heats do round 2 foram realizados, e houve um que esteve claramente acima da média, o segundo. Isto porque Eduardo Fernandes, Frederico Morais e Halley Batista disputaram a qualificação para a fase seguinte taco a taco até ao fim, enquanto que Gabriel Ribeiro ficou um pouco mais atrás. As três primeiras posições alternaram várias vezes entre eles e no fim, com a última troca de ondas, menos de meio ponto separava-os, com Halley e Frederico a seguirem em frente.
Também se realizou uma fase da prova feminina, onde os claros destaques foram Camilla Kemp, Yolanda Hopkins e Francisca Veselko e a surpresa foi a eliminação de Carina Duarte.
Acompanha o dia final desta prova em directo AQUI!
Comentários