O EDP Vissla Ericeira Pro, penúltima etapa do circuito Challenger Series de 2023, chegou ao fim num dia de prova que não poderemos considerar menos que épico.

O dia começou ainda com uma surfista nacional em prova, Francisca Veselko, que tinha como adversária a norte-americana Zoe Benedetto. E foi a portuguesa quem começou melhor, com uma onda de set que não lhe ofereceu muitas secções verticais mas que Kika aproveitou bem com as suas já características rasgadas enquanto que Zoe respondeu com uma onda mais pequena mas com algumas secções mais críticas que foram bem aproveitadas. No entanto, apesar de ter prioridade Veselko deixou escapar uma onda que não aparentava ter muito potencial mas que a sua adversária transformou na melhor nota do heat, um 7.77 pontos. A partir daí Francisca ficou a precisar de uma nota alta, que não conseguiu fazer mas mesmo assim saiu de Ribeira D’Ilhas com um excelente 5º lugar, o seu melhor resultado de sempre neste circuito.

À final desta prova chegaram Luana Silva e Alyssa Spencer. Luana, que venceu esta prova em 2021 a representar o Havaí, surgia nesta final, agora a representar o Brasil, como a grande favorita, mas Spencer estava inspirada e de backside mostrou um ritmo incrível para vencer pela segunda vez na sua carreira e colocar-se muito perto da qualificação para o Championship Tour de 2024.

Na final da prova masculina assistiu-se a mais um confronto incrível de goofy VS regular. De um lado da grelha vinha Deivid Silva, claramente o melhor goofy do evento, que derrotou o surfista que provavelmente acabará o ano no número 1 do ranking, Cole Houshmand, seguido de Dimitri Poulos, também dos EUA, encontrando na final Jake Marshall, que derrotou Jackson Bunch e Mateus Herdy mais cedo no dia. O confronto final juntou os claros destaques não só dia como da prova, para um heat final épico. Deivid mostrou em Ribeira D’Ilhas um surf semelhante ao que o levou à final da última etapa do Championship de 2021, no México, batendo Jake por uma boa margem para se colocar na disputa por uma vaga no CT em 2024.

Contas feitas o EDP Vissla Ericeira Pro foi mais uma vez um grande sucesso, juntando o pouco de tudo, ondas boas, público, boas prestações nacionais e, acima de tudo, surf do mais alto nível.

Comentários

Os comentários estão fechados.