O circuito de qualificação de 2019 chegou ao fim mas o Championship Tour da WSL de 2020 ainda não tem a sua lista de integrantes fechada. Fica a conhecer os surfistas que já estão confirmados no mais importante circuito de surf do mundo!
Nome: Alex Ribeiro
Idade: 28 anos
Local: Guarujá, Brasil
Patrocínios: Construtora Nosso Lar, Savanah Stake House, Aloha Poke Beer, Sticky Bumps
Número de seguidores no instagram – 45.7k (@alexribeiro89)
Resultados em 2019: 3º lugar Vans US Open of Surfing (QS 10.000), 1º lugar no Burton Automotive Pro (QS 6.000), 9º lugar EDP Billabong Pro Ericeira (QS 10.000), 9º lugar Abanca Galicia Surf Classic Pro (QS 10.000), 3º lugar Claro Open Pro – Copa Tubos (QS 3.000)
Três anos depois da sua primeira qualificação para o Championship Tour, Alex Ribeiro está de volta. No seu primeiro ano entre a elite do surf mundial, 2016, Alex perdeu nas primeiras duas provas para Adrian Buchan o que prejudicou bastante o seu seeding. Em 8 das 9 etapas seguintes Ribeiro perdeu para Medina, Wilkinson, Ibelli, Florence 2x, Wilson, Toledo e Jordy, quase sempre no round 2. No entanto, em ondas perfeitas para surf high performance em Trestles, bateu Julian Wilson, Adrian Buchan, Josh Kerr e Jadson André a caminho dos quartos de final, onde perdeu para Joel Parkinson. Foi nessa prova que Alex provou que merecia estar ali, mas foi pouco e tarde.
Nos dois anos seguintes, no QS, teve alguns resultados expressivos em provas mais pequenas mas foi em 2019 que finalmente entrou no ritmo e, depois de uma vitória numa prova 6.000 na Austrália, passou praticamente o resto do ano dentro da bolha da qualificação. No Havai não pontuou mas o trabalho estava feito antes de chegar às ilhas e mesmo tendo caído para 8º no ranking, carimbou o passaporte para o Championship Tour.
O que se deve esperar de Alex Ribeiro em 2020?
No passado o seu “streak” negativo deveu-se em muito ao facto de ter competido com candidatos ao título nas primeiras fases. Se conseguir escapar ao seeding que o coloca nessa posição poderá ter muito sucesso mas as primeiras etapas “on paper” não o beneficiam. Tem potencial para se qualificar pelo Championship Tour mas deve manter o foco no circuito QS como “Plano A”.
Comentários