Começou cedo e acabou tarde, o segundo dia do MEO Rip Curl Pro Portugal teve um pouco de tudo, incluindo a primeira nota 10 do Championship Tour de 2023. Supertubos mais uma vez não fez justiça ao seu nome durante todo o dia, mas foi o palco de alguns dos tubos mais intensos da história deste evento.

O segundo heat do dia defrontava Kelly Slater, Kanoa Igarashi e Frederico Morais, e infelizmente o nosso “internacional” não conseguiu repetir o feito de há 10 anos, sendo eliminado em condições muito pesadas a precisar de apenas 3.06 pontos. O melhor heat da manhã foi claramente o último da fase, que juntava Gabriel Medina, Maxime Huscenot e Calum Robson. Medina foi o primeiro a fazer um tubo de backside (e algumas manobras) e passar para a liderança. Depois foi Maxime, que fez um tubo “seco”, a ocupar temporariamente a primeira posição, até Gabriel fazer um back up melhor. Mas foi Calum quem fez o melhor tubo do ano até agora. Numa direita “quadrada”, o australiano sobreviveu ao drop por pouco e quando saiu da “caverna” onde se encaixou recebeu a primeira nota 10 do ano, passando o heat em segundo lugar. As condições já estavam fora de controle neste heat e o evento parou por algumas horas, com a maré um pouco mais cheia.

Quando a acção regressou, pelas 13:30 com o round 3, a praia estava cheia e ninguém ficou desiludido com o que assistiu. Os destaques ficaram bem vincados nesta fase em que se usou o sistema overlapping, permitindo a cada surfista 40 minutos na água. Caio Ibelli, Connor O’Leary e Ethan Ewing dominaram os primeiros heats, seguido de uma vitória de João Chianca sobre Kelly Slater, no que foi quase certamente o seu último heat numa etapa do CT em Portugal.

Depois vieram os verdadeiros “upsets” quase de seguida. O wildcard Joan Duru bateu um desencontrado número 2 do ranking, Filipe Toledo, Ian Gentil bateu Miguel Pupo, que se lesionou durante a bateria e Kanoa Igarashi foi superado num heat de notas altas pelo caçula dos Pupos, Samuel. Umas horas mais tarde, depois de algumas baterias sem grandes dramas, Barron Mamiya derrotou o actual número 4 do ranking, Leonardo Fioravanti, e mais surpreendente ainda Rio Waida eliminou John John Florence. Por realizar, devido à luz reduzida e condições mais difíceis devido ao backwash da maré cheia, ficaram os heats de Gabriel Medina contra Seth Moniz e Griffin Colapinto contra Jackson Baker.

Acompanha o regresso da acção em directo AQUI!

Round 3 feminino
Heat 1: Molly Picklum vs. Isabella Nichols
Heat 2: Tatiana Weston-Webb vs. Teresa Bonvalot
Heat 3: Stephanie Gilmore vs. Sally Fitzgibbons
Heat 4: Gabriela Bryan vs. Courtney Conlogue
Heat 5: Carissa Moore vs. Yolanda Hopkins
Heat 6: Bettylou Sakura Johnson vs. Macy Callaghan
Heat 7: Caroline Marks vs. Caitlin Simmers
Heat 8: Brisa Hennessy vs. Sophie McCulloch

Comentários

Os comentários estão fechados.