O segundo dia do Caixa Geral de Depósitos Peniche Pro começou bem cedo e as condições testaram bastante os competidores da Liga Meo Pro Surf. Logo de manhã as ondas quebravam com cerca de um metro e meio, nos sets, e apesar de muitas entrarem bastante certinhas no banco de areia o vento on-shore não permitiu muitos tubos.

Depois de acabar os heats que faltavam da primeira fase, a prova entrou nos oitavos de final e durante alguns heats o vento praticamente parou e os “Super” ameaçaram condições de gala.

Mas essas condições não duraram muito pois novamente o on-shore entrou. Logo no primeiro heat três dos melhores surfistas da nova geração, Miguel Blanco, Guilherme Fonseca e Tomás Fernades (e ainda o veterano Alexandre Grilo) tinham a difícil tarefa de garantir entre eles duas vagas nos quartos de final. No meio de muitas “fechadeiras” a qualificação alternou bastante entre os três e no fim apenas meio ponto os separava. Blanco e Fonseca foram quem avançou garantindo assim os preciosos pontos da fase seguinte.

Pedro Boonman, Nicolau Von Rupp e Gony Zubizarreta também fizeram muito bom surf, tendo todos vencido os seus heats. Filipe Jervis também foi um dos destaques do dia e não marcou uma nota 10 num longo tubo por muito pouco, mas a onda não facilitou a sua saída e o surfista do Guincho acabou por passar em segundo atrás de João Guedes.

Zé Ferreira foi mais um grande destaque desta fase com algumas manobras de backside mais arrojadas, passando à frente de Marlon Lipke para os quartos de final de quatro surfistas. No último heat desta fase acabou por “cair” um dos surfistas mais em forma de toda a prova, Francisco Alves, ficando-lhe a faltar uma segunda onda boa para ficar à frente de Eduardo Fernandes ou Edgar Nozes.

Os quartos de final começaram em grande, com uma bateria muito disputada entre Miguel Blanco, Joackim Guichard e Ruben Gonzalez e ainda Pedro Boonman que estava mais desencontrado das ondas. Ruben e Joackim começaram bem mas foi Blanco, com duas ondas fortíssimas no fim do heat que acabou por vencer. Uma foi uma esquerda com um bom snap no lip a soltar o tail e outra foi uma direita com uma batida forte e um reentey poderoso. Com essas ondas Miguel garantiu-se, pela primeira vez este ano, nos heats man-on-man e ainda ficou com uma vaga nos trials do WT.

Também Miguel Mouzinho surpreendeu no heat seguinte e com algumas batidas e fortes reentries para finalizar e conseguiu eliminar o seu companheiro de equipa, Gony Zubizarreta, num heat vencido por Nicolau Von Rupp. Marlon Lipke venceu com facilidade o heat seguinte deixando em segundo João Guedes, que aqui garantiu o seu melhor resultado do ano, e ainda Edgar Nozes em terceiro e André Faria em quarto.

Para terminar o dia, em condições cada vez mais difíceis, Zé Ferreira manteve o estatuto de candidato à vitória final vencendo mais uma bateria. O segundo lugar foi muito disputado entre Eduardo Fernandes e Filipe Jervis, tendo Filipe garantido a passagem mesmo com um bom aéreo de Eduardo na última onda.

A prova feminina também avançou sem grandes surpresas excepto na eliminação de Joana Rocha e no excelente nível de surf que se viu de Francisca Santos. Nas meias finais estão Carina Duarte, Keshia Eyre, Beatriz Almeida, Ana Sarmento, Maria Abecasis Francisca Santos, Constança Coutinho e Teresa Bonvalot.

O Caixa Geral de Depósitos Peniche Pro, volta amanhã, a partir das 8 horas, e podes acompanhar tudo em directo AQUI.

Comentários

Os comentários estão fechados.