Já foi divulgado o quadro de competição do Bom Petisco Peniche Pro, 5ª e última etapa da Liga MEO Surf, que se realiza de 27 a 29 de Outubro na praia do Lagido, em Peniche. Está tudo a postos para o regresso da 1ª divisão do surf nacional à Capital da Onda a partir da próxima sexta-feira com a decisão dos títulos nacionais masculino e feminino ao rubro o que faz antever uma etapa emocionante até ao último minuto.

Do lado masculino, o atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, lidera o ranking Go Chill e irá envergar a licra amarela nas ondas de Peniche. É seguido de muito perto pelo seu principal adversário, Joaquim Chaves, que depende apenas de si mesmo para se sagrar campeão nacional caso chegue às meias-finais sendo que Afonso Antunes e Francisco Ordonhas entram nesta etapa ainda com hipóteses matemáticas de disputar o título. 

Quadro Masculino – Destaques Round 1
H8: Guilherme Ribeiro x Santiago Graça x André Vigia x trialista a definir
H9: Joaquim Chaves x Francisco Laranjinha x João Mendonça x trialista a definir 

Joaquim Chaves – Candidato a Campeão Nacional 2023
“Voltar às ondas de Peniche é, sem dúvida, um momento importante para mim. Tenho uma ótima relação e ótimas memórias das ondas de Peniche. A primeira vez que fui campeão nacional de Esperanças foi na praia de Supertubos. Já foi anunciado que o palanque vai ser montado na praia do Lagido o que são ótimas notícias. Vou poder fazer novamente surf progressivo para a esquerda tal como fiz na etapa anterior nos Açores que ganhei. É uma onda comprida que permite fazer muitas manobras progressivas e que me vai permitir dar sequência ao surf que fiz nos Açores e tentar ainda melhorar o nível de surf. A minha preparação tem sido muito à base de voltar a surfar esquerdas porque, após a minha lesão no tornozelo, surfei mais direitas. Vai ser uma batalha interessante pelo título e tem tudo para ser um grande show de surf. Tem sido uma rivalidade super saudável. Eu e o Guilherme somos muito amigos e temos surfado praticamente todos os dias juntos. Ele é um surfista que se esforça tanto quanto eu. E que ganhe o melhor.”

Cenários Título Nacional Masculino
– Joaquim Chaves garante o título com um 3º lugar
– Se Joaquim Chaves alcançar o 9º lugar, Guilherme Ribeiro já só entra nas contas se vencer 
– A partir do momento que Joaquim Chaves pontuar, Afonso Antunes e Francisco Ordonhas estão fora da corrida ao título nacional 

Do lado feminino, a campeã nacional de 2021, Francisca Veselko, lidera o ranking e também irá vestir a licra amarela Go Chill. A surfista local da praia de Carcavelos vem de um grande resultado na última etapa do Challenger Series da World Surf League (onde obteve o 3º lugar no Brasil) e irá discutir o título nacional com a atual campeã nacional Pro Júnior, Gabriela Dinis.  

QuadroFeminino – Destaques Round 1
H3: Gabriela Dinis x Sofia Matos x Teresa Quina
H4: Francisca Veselko x Matilde Pinto x Constância Simões  

Gabriela Dinis – Candidata a Campeã Nacional 2023
“Estou super motivada para competir este fim-de-semana em Peniche. Segundo o forecast a falta de ondas não vai ser um problema e isso é ótimo. Tenho andado a surfar bastante e sinto-me confiante. O meu objetivo é ganhar o campeonato, mas a partir do momento em que a prova começar quero focar-me heat a heat, surfar, competir bem e esperar que o resultado seja bom. Não estou muito focada no título porque, na verdade, não dependo só de mim. Por isso, vou concentrar-me naquilo que eu controlo que é o meu surf e a minha prestação em cada heat.”   

Cenários Título Nacional Feminino
– Francisca Veselko garante o título com um 5º lugar 
– Gabriela Dinis só entra nas contas do título nacional se vencer 

A derradeira etapa da Liga MEO Surf vai ser novamente acompanhada de uma iniciativa ambiental liderada pelo Grupo Jerónimo Martins, parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf, reforçando a importância que atribui aos oceanos e à preservação da biodiversidade. Juntamente com as suas Companhias – entre elas o Pingo Doce e o Recheio –, o Grupo assumiu exigentes compromissos com o objetivo de combater a poluição por plástico: entre eles assegurar que, até 2025, 100% das suas embalagens de Marca Própria são reutilizáveis ou recicláveis. Um dos passos para o cumprimento desse objetivo tem sido a eliminação de componentes que comprometem a reciclagem, como os polímeros PVC e EPS, que já foram retirados de mais de 90% das embalagens de Marca Própria.

Além da decisão dos títulos nacionais e das vitórias do Bom Petisco Peniche Pro, estão também em disputa diversos prémios paralelos como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), o Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e ainda o prémio reservado ao melhor surfista local de Peniche.

Comentários

Os comentários estão fechados.