O último dia de prova do Hurley Pro Sunset Beach, segunda etapa do Championship Tour de 2022, terminou na passada noite em ondas mais pequenas mas mais performance que nos dias anteriores.

O dia começou com os quartos de final da prova masculina, um confronto entre Ezekiel Lau, um dos competidores de maior sucesso em Sunset, e Caio Ibelli, um surfista que é especialmente perigoso em ondas pesadas, e que esteve em modo “assassino” durante todo o evento, aproveitando muito bem a oportunidade de competir depois de ter ficado fora da bolha de qualificação em 2021. Zeke ainda ameaçou “levar” o heat, mas Caio abriu com uma nota de 8 pontos e fechou com outra, vencendo o heat e passando à frente de Kelly Slater no ranking.

Outro que passou Slater no ranking foi Seth Moniz, o finalista da etapa de Pipeline, mas não conseguiu acompanhar o ritmo do wildcard Barron Mamiya, que surfou Sunset como se fosse um beach break. Ethan Ewing encontrou alguma oposição do rookie Jake Marshall, mas o seu surf em point breaks de direita está claramente entre os 5 melhores do mundo, e venceu mais uma bateria, garantindo assim o seu melhor resultado de sempre, que até aqui era um 5º lugar. Para terminar a fase, Kanoa Igarashi fez um heat incrível contra um dos favoritos, Jack Robinson, e venceu, colocando-se também na disputa pela liderança do ranking.

Seguiram-se as meias finais femininas, um evento que tinha estado a decorrer alternado com o masculino ao longo da semana. As grandes surpresas aconteceram no round 3, quando a “turma rookie”, mas especificamente Luana Silva, Gabriela Bryan, Molly Picklum, India Robinson e Bettylou Sakura Johnson despacharam as surfistas mais estabelecidas do tour, Tatiana Weston-Webb, Stephanie Gilmore, Carissa Moore, Sally Fitzgibbons e Lakey Peterson respectivamente. No entanto apenas duas rookies chegaram às meias finais, Gabriela Bryan e Bettylou Sakura Johnson, e foram eliminadas por Malia Manuel e Brisa Hennessy.

Dois dos quatros competidores das meias finais tinham já superado Slater no ranking e todos estavam com hipóteses matemáticas de agarrar a nova liderança no tour. Barron Mamiya e Caio Ibelli fizeram um heat competitivo, que acabou com o havaiano na final, De seguida Kanoa Igarashi mostrou a sua competitividade para dominar o segundo heat, enquanto que Ethan Ewing, mesmo tendo surfado muito bem, acabou em 3º lugar na prova (e sexto no ranking).

Ambas as finais garantiam a liderança do circuito para o vencedor e foram Barron Mamiya e Brisa Hennessy quem chegará a Portugal de lycra amarela.

 

Comentários

Os comentários estão fechados.