Depois de alguns meses de planeamento e dois anos de ausência, o Capítulo Perfeito powered by Billabong voltou à água na Praia de Carcavelos.

Apesar de algumas ausências notáveis de surfistas que estavam qualificados para o evento, como Adriano de Souza, Adrian Buchan e Nicolau Von Rupp, a organização conseguiu juntar um “elenco” de respeito para esta edição do evento, Aritz Aramburu, Bruno Santos, Clay Marzo, Russel Bierke, Lucas Silveira, Cory Lopez,  Kiron Jabour e Anthony Walsh foram as presenças internacionais, enquanto que Portugal esteve representado por Tiago Pires, Miguel Blanco, Guilherme Fonseca, Pedro Boonman, João Guedes, João Mendonça e Santiago Graça. Também em prova estava o vencedor dos trials, Pedro “Pecas” Monteiro, uma presença bem merecida pela sua experiência em Carcavelos nos dias mais tubulares.

A previsão apontava para ondas de dois metros “plus” com vento off-shore, mas o vento acabou por entrar com muita força, resultando em ondas mais pequenas do que se esperava. Os primeiros heats foram realizados em ondas de um “metrinho”, a quebrar perto de terra, mas mesmo aí houve alguns bons tubos a serem “caçados” pelos experts em tubos presentes nesta prova.

As condições melhoraram bastante ao fim da manhã, com tubos um pouco mais compridos, mais largos e com mais saída. Que o diga Aritz, que fez um longo tubo que ficou muito perto de uma nota 10 e garantiu os prémios Go Chill Best Score e 58 Surf Best Tube. Os outros prémios ficaram com Pedro Boonman, Melhor Surfista Português da Multicare Vitality, Russel Bierke ganhou o prémio Atitude Ricardo dos Santos e Clay Marzo o prémio G-Shock Best Wipeout.

À final chegaram dois ex-tops do CT, o basco Aritz Araburu e norte-americano Cory Lopez, e ainda o português Pedro Boonman e o havaiano residente em Portugal, Kiron Jabour. Cory, que, apesar dos seus 44 anos, ainda se mantém como surfista profissional mais de 10 anos depois da sua reforma do tour, usou a sua técnica apurada como tube rider para construir uma liderança (magra) cedo no heat, e geri-la durante boa parte da bateria. Boonman, Kiron e Aritz andaram sempre por perto até que Aritz, o surfista que venceu este evento em 2016, ano em que foi realizado na Nazaré, foi descobrindo alguns tubos e começou a atacar a primeira posição. Com notas de 7.5 e 4.5 Aranburu passou para a frente, vencendo a prova e deixando Cory em segundo, Boonman em terceiro e Jabour em quarto.

Comentários

Os comentários estão fechados.