O ISA World Surfing Games este ano realiza-se em Biarritz e a selecção portuguesa presente no evento é uma das melhores de sempre. O campeonato começou com a prova feminina e logo na primeira bateria do evento havia cores lusas.
Carol Henrique tinha como adversárias surfistas da Rússia, Marrocos e Uruguai e foi a sul-americana, Marcela Machado, quem dominou o heat com notas de 6.33 e 4.5 pontos. Carol fez um heat abaixo do seu nível, mas mesmo assim ficou com um sólido segundo lugar.
Teresa Bonvalot, a outra portuguesa em prova, competiu umas horas mais tarde contra adversárias da mesma nacionalidade que Carol, com a excpeção de não ter tido uma competidora marroquina. Teresa dominou o seu heat com notas 6.50 e 6.43, vencendo com facilidade.
Em grande destaque nesta fase esteve Johanne Defay, uma top do Championship Tour, finalista da última etapa, que venceu o seu heat com notas altas e é a grande favorita à vitória final.
Seguiu-se a fase de repescagem que começou a “despachar” muitas das competidoras das nações “menos surf” como a Turquia, Grécia e o Afeganistão. De facto, nesta etapa, apenas o round 1 tem repescagem e todos os surfistas que forem derrotados nas fases seguintes são eliminados definitivamente.
Teresa e Carol competiram novamente no dia seguinte mas os seus resultados inverteram-se. Carol Henrique venceu o seu heat com notas de 5.83 e 3.43 pontos, deixando a tahitiana Karelle Poppke em segundo lugar e eliminando do main event uma surfista italiana e uma mexicana.
Teresa Bonvalot também fez bom surf mas desta vez passou em segundo lugar atrás de outra francesa do CT, Pauline Ado. A prova avançou mais dois rounds, Carol voltou a passar em segundo e Teresa em primeiro, o que fez com que se encontrassem no round 4. Bonvalot só surfou 3 ondas mas serviu para vencer o heat, deixando a alemã Karelle Poppke em segundo lugar. Carol apenas precisava de uma onda 4.91 para passar para segundo mas não conseguiu fazer a nota e acabou eliminada.
Acompanha o próximo dia de prova em directo AQUI!
Comentários