O sexto dia do ISA World Surfing Games, realizado em Huntington Beach, Califórnia, foi um dos mais desafiantes até aqui, com grandes confrontos em todas as fases.
Um dos heats mais impressionantes do dia foi o de Teresa Bonvalot, que tinha como adversárias a francesa Pauline Ado, Dominic Barona do Ecuador e Mathea Demfle-Olin, do Canadá. A maré prejudicou muito o “trabalho” destas surfistas e a 8 minutos do fim Ado liderava, Mathea tinha duas ondas de um ponto e Bonvalot e Barona ainda não tinham feito qualquer onda. Quando finalmente apareceu um pico, as duas disputaram muito a onda, tendo Teresa arrancado para uma esquerda sem parede mas onde encaixou duas manobras no inside para receber 4.17. Sozinha no outside, Barona também apanhou uma onda e fez uma nota de 4.10. Mais nenhuma onda quebrou mas a equatoriana só precisava de 0.08 para passar para segundo e remou para o quebra-coco, sabendo que precisava apenas de se por de pé numa onda para conseguir o requisito. Infelizmente para ela, Teresa não a largou, remando atrás dela e apanhando também uma onda em cima da areia, encaixando ainda um reentry para garantir uma presença na fase seguinte e mostrar que está com uma competitividade impressionante.
Ainda na mesa fase Yolanda Hopkins fez uma das grandes performances do dia, ficando muito perto da eventual vencedora, Kirra Pinkerton e batendo uma surfista que já esteve no CT, Amaro Tsuzuki e a campeão mundial júnior, Vahiné Fierro. Ambas estão neste momento no mesmo heat do round 5 da repescagem, muito perto de voltarem a conquistar vagas olímpicas.
O outro surfista luso no main event, Guilherme Fonseca, foi mais uma vez brilhante, passando um heat com três nomes de peso. À frente dele apenas ficou o top5 do CT de 2022, Kanoa Igarashi, enquanto que outro top do CT, Jadson André, e o argentino Santiago Muniz caíram para a repescagem. Outros “notáveis” que não passaram desta fases foram o número 6 do CT, Miguel Pupo, o seu irmão e rookie do ano do CT, Samuel Pupo e o sempre competitivo Leonardo Fioravanti.
Infelizmente os nossos surfistas das repescagens não “sobreviveram” a este dia. Todos surfaram bem e perderam por pouco. O caso mais chocante foi provavelmente o de Francisca Veselko, no round 6, que abriu com uma onda de 7.77, a melhor do heat por quase dois pontos de diferença para a segunda melhor, mas faltou-lhe um back up, sendo eliminada por Nadia Erostarbe e Vahiné Fierro por muito pouco. Também Frederico Morais e Guilherme Ribeiro acabaram as suas prestações neste dia, eliminados por muito pouco no round 6 das repescagens. E não foram os únicos nomes high profile a perder neste dia. Griffin Colapinto, Liam O’Brien, Tim Bisso e muitos outros também ficaram fora do evento.
Portugal neste momento continua em primeiro lugar, empatado com a França e os EUA. Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!
Comentários