Mesmo longe de estar “de gala”, o Allianz Ericeira Pro by O’Neill começou com as melhores condições do ano na Liga MOCHE. Como é sabido, as etapas da Caparica e Porto não foram brindadas com boas condições apesar de em ambas as etapas ter havido momentos razoavelmente bons.
De volta a Ribeira D’Ilhas, apesar do forte vento on-shore as ondas chegavam a um metro no sets e proporcionavam boas paredes a quem soubesse escolher as “gemas”. Apesar da ausência de alguns surfistas de topo, como Vasco Ribeiro (por compromissos com os seus patrocinadores), Francisco Alves (por lesão) e ainda Nicolau Von Rupp e Gony Zubizarreta, viu-se muito bom surf desde o primeiro heat.
Talvez tenha ajudado a primeira bateria contar com a presença de 2 ex-tops do WCT, Marlon Lipke e Eric Rebiere, que trataram de mostrar nível de WQS logo para abrir o campeonato, passando respectivamente em primeiro e segundo lugares. Já as primeiras eliminações surpresa foram de dois surfistas de S. João do Estoril, o “coach” Nuno Telmo e um dos seus pupilos Miguel “Jeremy” Madeira.
Outro surfista da Poça, Miguel Blanco, surpreendeu mas pela positiva e, mesmo sem ter vencido o seu heat mostrou um grande ritmo competitivo. Miguel liderou desde o início da bateria e só foi surpreendido pelo “backside attack” de João Kopke, que na sua última onda surfou com power e conectou bem as manobras para passar em primeiro lugar.
Outra agradável surpresa foi a qualificação para o round seguinte de um verdadeiro veterano do circuito, Sandro Maxmiliano. Com mais de 20 anos de Liga “Sandrinho” mostrou que ainda tem surf para passar heats e o seu backside encaixou bem nas paredes de Ribeira. No fim do heat Eduardo Fernandes conseguiu superá-lo e vencer o heat mas por pouco!
A maior surpresa do heat acabou por ser a eliminação de Justin Mujica para Dane Hall e Edgar Nozes. Hall foi o mais forte do heat e em nenhum momento o seu primeiro lugar esteve em questão. Já o segundo estava nas mãos de Edgar que, mesmo sem grandes notas, conseguiu segurar a sua posição até ao fim. Nos últimos segundo Justin, que não precisava de muito para passar, conseguiu apanhar uma onda “decente” mas Nozes conseguiu ganhar-lhe a prioridade e Mujica acabou por cometer uma interferência e assim passar para quarto lugar no heat.
Também João Guerra surpreendeu ao vencer um heat difícil com mais três goofies, Filipe Jervis, Pedro Coelho e Miguel Sanchez. Filipe Jervis passou grande parte do heat em terceiro, com Coelho em segundo, mas conseguiu virar o heat e garantir uma vaga na fase seguinte.
Frederico Morais foi, como se esperava, o melhor surfista em prova, graças ao seu surf de rail e fortes batidas no lip. Em segundo lugar no seu heat ficou o algarvio Francisco Canelas que surfou muito bem também e avançou para fase seguinte! Também Ruben Gonzalez, Luca Guichard e Tomás Fernandes se mostraram fortes candidatos às fases seguintes pelo ritmo de surf que apresentaram nos seus heats.
Quando o primeiro round masculino terminou começou a prova feminina, já em condições bastante difíceis devido ao vento e à maré que se encontrava muito vazia. Mesmo assim viu-se muito bom surf, tendo Carina Duarte, Teresa Bonvalot, Maria Abecasis e Ana Sarmento vencido os seus heats com autoridade.
O Allianz Ericeira Pro by O’Neill volta amanhã a partir das 9:30 da manhã. Acompanha tudo em directo AQUI!
Comentários