Terminou a última etapa do Pro Junior Europeu de 2012, o Airwalk Lacanau Pro Junior, e todas as decisões foram tomadas. Frederico Morais acabou em segundo lugar e, juntamente com Vasco Ribeiro, garantiu a sua qualificação para o Pro Junior Mundial. João Kopke terminou em 7º, e o vencedor foi Carlos Munoz.

Finalmente as ondas entraram em Lacanau e os oito juniores em prova puderam disputar o primeiro lugar em ondas de um metro sólido. Como dito ontem, restavam dois portugueses em prova, João Kopke e Frederico Morais. O primeiro a entrar na água foi o surfista de Carcavelos, João Kokpe, mas que pouco conseguiu fazer contra os seus oponentens, Timithee Bisso, Carlos Munoz e Beyrick De Vries. Kokpe acabou em quarto neste heat e a precisar de uma nota quase perfeita para conseguir um lugar na final.

Seguiu-se aquele que estava a ser um dos destaques de todo o campeonato, Frederico “Kikas” Morais. Kikas, na segunda meia final, não vacilou, angariando duas notas na casa dos seis pontos (6.83 e 6.67) para passar o heat atrás de Vicente Romero, que dizimou por completo o heat com um 8.33 e um 7.60. Com a eliminação de Kieran Bulard nos quartos de final no dia de ontem, a qualifcicação de Morais para o mundial era certa mas o surfista do Guincho queria certamente fazê-lo não só com uma final mas, se possível, com uma vitória em Lacanau.

Infelizmente, na grande final, o surfista da Costa Rica, Carloz Munos, não deu muitas hipóteses a Morais (e aos restantes adversários, Vicente Romero (3º) e Tihmothee Bisso (4º)). Romero, com duas ondas excelentes, um 9.60 e um 9.07, deixou todos em combinação. O surfista português ainda conseguiu juntar ao seu 6.83 uma nota de oito pontos mas mesmo sendo esta uma nota muito alta não servia para sair da combinação. Frederico Morais acaba assim a sua carreira júnior sem vencer nenhuma etapa deste circuito mas, mais importante que isso, é que poderá terminá-la da melhor forma possível, com uma vitória no mundial júnior.

Também a disputar o título de campeão mundial júnior estará Vasco Ribeiro. De relembrar que para conseguir entrar neste mundial, é necessário terminar no top 4 do ranking do Pro Junior Europeu. Depois desta etapa em Lacanau, Vasco Ribeiro acabou em 2º lugar no ranking geral enquanto Morais acabou em 4º. Vasco Ribeiro e Frederico Morais estão assim de parabéns – assim como João Kopke pelo seu resultado neste etapa -, e ambos podem estar certos que Portugal estará, orgulhosamente, a seguir os seus passos muito atentamente no mundial júnior.

No campo feminino, a vencedor foi a espanhola Lucia Marino. Maud Le Car, Leticia Canales Bilb e Cannelle Bulard ficaram em 2º, 3º e 4º respectivamente!

Comentários

Os comentários estão fechados.