Teve lugar este fim de semana, em Ribeira D’Ilhas, a Final Nacional do Circuito Nacional de Surf Esperanças 2016 na categoria Sub-14.
Numa organização do Ericeira Surf Clube, em parceria com a Federação Portuguesa de Surf, 32 atletas, vindos de todo o continente e ilhas, competiram entre si com o objectivo de conquistarem o título de campeão nacional.
O mar, em crescendo desde a manhã de sábado, onde o nevoeiro chegou a colocar em causa o término do evento, esteve bem exigente no último dia de prova, ontem, com alguns sets a passarem facilmente a barreira dos dois metros de altura.
As longas direitas do anfiteatro natural Ribeira exigiram aos jovem competidores muita concentração, uma boa preparação física, coragem e atitude. Tiago Bettencourt e Afonso Candeias, do Caparica Surfing Clube, bem como João Garcia, em representação da Aqua Carca, estiveram em destaque ao alcançarem as meias finais. Gabriel Ribeiro, foi o atleta do Ericeira Surf Clube, a entidade organizadora, que chegou mais longe na competição, perdendo na primeira meia final, uma bateria que se revelou disputadíssima e onde qualquer um dos quatro competidores poderia ter vencido.
Na final a luta pelo primeiro lugar cedo se adivinhou entre Afonso Antunes e Guilherme Ribeiro, com algumas trocas de liderança a verificarem-se entre os dois. No entanto, a escolha de ondas acabou por ter um papel preponderante. Quem apanhou as melhores ondas acabou por surfar à altura e assim receber
pontuações mais altas do painel de juízes. No final foi Afonso Antunes quem acabou por vencer com um score que não deixa margens para dúvidas – 18.40 pontos.
No segundo lugar, Guilherme Ribeiro, do Caparica Surfing Clube, campeão desta mesma categoria nos últimos dois anos e vice-campeão nacional em Sub-16 este ano; alcançou 13.00 pontos, score que garantiu o segundo lugar. Mesmo assim é de destacar o talento de “Gui” e a qualidade do surf que nos deu a observar ao longo dos dois dias, muitas vezes fazendo um surf “top-to-bottom”, do outside ao inside, sempre apoiado no “rail”.
Com 10.90 pontos, o atirado João Vidal, do Surfing Clube Costa do Sol, assegurou o terceiro lugar no pódio. Já Vasco Cordeiro, atleta do Caparica Surfing Clube, registou 10.10 pontos e acabou no quarto lugar. Mesmo assim, um óptimo desempenho destes dois ao longo do evento que acabou numa presença na final.
Comentários