No fim do penúltimo dia de prova do Vissla World Junior Surfing Championship muitas nações já estavam prontas para ir para casa mas entre a pequena elite de surfistas que sobreviveram para o último dia estava um português.

Dois dias antes todos os competidores portugueses, menos um, tinham sido eliminados ou encontravam-se nas repescagens. Entre eles Joaquim Chaves foi eliminado no round 6 da repescagem na categoria de sub16, Gabriela Dinis ficou pelo round 5 nos sub18 feminino, Salvador Couto perdeu no round 5 da categoria masculina e Diogo Martins no round 6.

Além deles estava em prova Afonso Antunes, que competia no round 5 do main event na categoria de sub16. O jovem talento português tinha como adversários três nomes de peso, Jett Schilling dos EUA, Arch Whiteman do Havai e Arch Whiteman do Havai e foi o último dos quatro a apanhar uma onda. Numa direita com bastante parede Afonso encaixou rasgadas fortes e uma batida a soltar muita água, acabando com um reentry para abrir com uma nota de 8.17. O seu back up foi logo na onda seguinte, uma nota de 6.40 que ficou muito perto de ser substituída ao longo do heat mas que acabou por ser suficiente para vencer o heat com grande vantagem para o segundo classificado, Jett Schilling.

Ao vencer essa bateria Afonso qualificou-se para a final do evento principal, que funciona como uma meia-final para o heat que decide o campeão mundial. Mas mais que a qualificação para a fase seguinte, o português mostrou que o seu surf está ao nível, ou superior, dos melhores surfistas das grandes potências do surf mundial no seu escalão etário! No fim deste dia Portugal ocupava a 9º posição do ranking enquanto que o Japão liderava, com os EUA em segundo lugar, mas muito poderá mudar no último dia do evento. Acompanha tudo em directo AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.