O último dia de prova da Liga MEO Surf de 2021 não teve um arranque fácil, sendo adiada com calls de hora em hora até que, às 12 horas, estava o primeiro heat na água.

Logo no primeiro heat do dia, no round de 16, uma surpresa, a eliminação de Francisco Alves por Eduardo Fernandes e o grom, Matias Canhoto, que mostrou uma grande evolução este ano. De seguida Afonso Antunes venceu mais um heat, seguido do 2x campeão nacional, Miguel Blanco, que não tem mostrado a competitividade de anos anteriores mas mesmo assim passou mais um heat difícil. Guilherme Ribeiro e Gony Zubizarreta dominaram a bateria seguinte e. para fechar a fase, mais uma grande surpresa, a nova geração dominou com João Mendonça em primeiro e Joaquim Chaves em segundo.

De seguida estava programado um heat da prova feminina, ainda em formato de 4 surfistas, mas as competidoras não entraram na água. De lycra vestida à borda de água Mafalda Lopes, Gabriela Dinis, Carina Duarte e Carolina Santos decretaram que não havia condições para competir e decidiram mostrar a sua força à organização, não entrando na água. As surfistas da categoria feminina já se tinham sentido prejudicadas no dia anterior, competindo em ondas muito abaixo da qualidade das condições do primeiro dia, quando só surfaram os homens. Este espécie de “basta” fez com que a organização adiasse a prova até às 15 horas, quando a maré já estaria mais vazia, começando a prova masculina, com o detalhe que a final feminina seria de 4 surfistas, em vez dos típicos heats man-on-man, por falta de tempo.

De regresso à acção Eduardo Fernandes bateu Miguel Blanco graças a uma onda muito forte, onde recebeu uma das melhores notas do dia, um 8.5. Afonso Antunes continuou a provar que não tem grandes adversários no circuito que não respondam pelo nome de Frederico ou Vasco, e dominou o confronto contra Matias Canhoto com notas de 7 e 8 pontos. Joaquim Chaves superou um surfista que vinha a fazer uma excelente prova, Guilherme Ribeiro, enquanto que João Mendonça foi parado por Gony Zubizarreta no heat seguinte. Mesmo assim foi uma prova excelente para o talentoso surfista da Arrifana, que se mostrou muito completo e competitivo em todos os tipos de condições.

Tal como tinha acontecido no primeiro round da prova, Gabriela Dinis e Mafalda Lopes dominaram o heat, ficando muito perto uma da outra a nível de pontuações, eliminando Carolina Santos e Carina Duarte. No heat seguinte Francisca Veselko mostrou porque é a campeã nacional de 2021, tanto na Liga MEO como em sub18, deixando a segunda classificada, Constância Simões, a precisar de uma nota 10 para a apanhar, enquanto que Maria Dias e Camila Cardoso foram eliminadas.

Nas meias finais masculinas Eduardo Fernandes lutou muito para voltar a marcar presença numa final, mas teve que se contentar com um 3º lugar, sendo eliminado por um implacável Afonso Antunes. Já Joaquim Chaves mostrou-se inspirado ao longo de toda a prova e parecia estar com um pé na final, pelo menos até Gony Zubizarreta responder com uma nota de 9.25 quando precisava “apenas” de 9.15, avançando para mais uma final.

A final feminina tinha algo garantido, uma estreia nas vitórias já que nenhuma das quatro tinha vencido neste circuito. A campeã nacional procurava aqui a sua primeira, para fechar o ano com a chave de ouro mas muito cedo Gabriela Dinis e Mafalda Lopes impuseram um ritmo muito forte, dominando as duas primeiras posições. A menos de 10 minutos do fim Constância Simões, uma grande revelação nesta prova com apenas 14 anos, estava em terceiro e Francisca Veselko em último a precisar de uma nota forte. Até que apanhou uma direita com parede e apenas com uma batida muito forte fez a nota que precisava, passando do quarto para o primeiro lugar e garantindo a primeira de muitas vitórias. Mafalda Lopes acabou em segundo lugar, com Gabriela em terceiro e Constância em quarto.

A liderança alternou algumas vezes na final masculina, mas a alguns minutos do fim Afonso Antunes fez notas de 7 pontos consecutivas, assegurando a terceira vitória da sua jovem carreira, enquanto que Gony Zubizarreta teve que se contentar com um honroso segundo lugar.

Comentários

Os comentários estão fechados.