Mais uma vez a o dia começou cedo no Estrella Galicia Caparica Surf Fest, um dia 100% dedicado à prova feminina.

As ondas continuaram pequenas apesar de se ter sentido uma melhoria da parte da tarde. O round de 48 foi, no mínimo, complicado para as surfistas portuguesas, com várias derrotas surpreendentes. Logo no primeiro heat Gabriela Dinis acabou eliminada, numa bateria dominada por Juliette Lacome e Vahine Fierro, com Laura Coviella em terceiro. Esperava-se uma dobradinha lusa no heat seguinte e apesar de Carolina Mendes ter vencido a bateria, a tahtiana Aelan Vaast “entrometeu-se” entre elas e Yolanda Hopkins acabou por cair para o terceiro lugar, sendo eliminada.

Teresa Bonvalot passou o seu heat em segundo lugar, atrás da surpreendente inglesa Alys Barton, que mostrou grande forma nesta bateria. A bateria seguinte foi a mais dramática do dia pois Pauline AdoLucia Machado cometeram uma dupla interferência no início, o que teoricamente facilitava a qualificação de Francisca Veselko e Beatriz Carvalho para a fase seguinte. No entanto Pauline logo de seguida fez a melhor onda do heat, uma esquerda cheia de manobras, passando para uma liderança de onde não saiu mais. Francisca e Beatriz não conseguiram ligar as suas ondas tão bem entre as secções do outside e inside, alternando numa segunda posição pouco sólida até que Lucia, no fim, fez uma direita com duas pauladas de backside e roubou uma inicialmente improvável qualificação para a fase seguinte. Felizmente o round de 48 acabou um pouco melhor, com vitórias de Camilla Kemp e Mafalda Lopes nas duas últimas baterias.

A francesa Juliette Lacome começou muito bem o primeiro heat do round de 16, com duas ondas fortes, enquanto que Teresa Bonvalot, com uma direita bem surfada ocupou a segunda posição durante boa parte do heat. Até que Carolina Mendes surfou muito bem uma direita, com várias manobras fortes e uma finalização a soltar as quilhas, para receber 8.33 pontos e disparar na liderança. Isso deixou Bonvalot “em sarilhos”, mas a surfista de Cascais não parou de atacar o segundo lugar. Depois de várias direitas com potencial limitado, mesmo em cima do toque, Teresa apanhou uma esquerda com mais parede e com um bom snap, um bom reentry e um ainda maior “claim”, recebeu a nota que precisava e com muito mérito qualificou-se em segundo para a fase seguinte.

No último heat do dia Mafalda Lopes relembrou todas as competidoras do evento que em casa é especialmente perigosa, abrindo a sua prestação com uma boa direita com várias batidas e alguns snaps para receber logo uma nota sólida de 6.33 pontos. Depois foi só esperar por mais uma onda boa e, quando apareceu, tratou de dar uma forte paulada de backside e um snap a soltar as quilhas para receber uma nota de 8.5 e vencer com grande vantagem sobre Ariane Ochoa, eliminando Lucia Machado e Camilla Kemp.

Um novo call foi marcado para as 6:45 na prova masculina, e 12 horas na feminina. Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Heats com surfistas portugueses
Round de 64
Heat 4 | Maxime Huscenot x Guilherme Fonseca x Teva Bouchgua x Kike Suarez
Heat 6 | Ramzi Boukhiam x Dorian Gomez x Henrique Pyrrait x Diogo Martins
Heat 8 | Jorgann Couzinet x Joaquim Chaves x Cristian Portelli x Mathis Crozon
Heat 9 | Joan Duru x Guilherme Ribeiro x Tomás Fernandes x Siam Nikritin
Heat 10 | Justin Becret x Thomas Debierre x Miguel Blanco x Yael Pena
Heat 11 | Charly Martin x Luiz Diaz x Adur Amatriain x Jácome Correia
Heat 13 | Tim Bisso x Thomas Ledee x Martim Paulino x Paul Cesar Distinguin
Heat 14 | Aritz Aranburu x Pedro Henrique x Sam Piter x Arne Bergwinkl
Heat 16 | Vasco Ribeiro x Afonso Antunes x Yago Dominguez x Uri Uziel

Prova feminina
Quartos de final man-on-man
Heat 1 | Carolina Mendes x Garazi Sanchez-Ortun
Heat 2 | Teresa Bonvalot x Aelan Vaast
Heat 4 | Pauline Ado x Mafalda Lopes

Comentários

Os comentários estão fechados.