Quando se pensa em Lacanau, pensa-se em ondas de meio metro “fun”, com picos espalhados pela praia. É normalmente assim que estão as ondas nesta zona, durante esta altura do ano, e o primeiro dia do Sooruz Lacanau Pro não foi diferente.
De facto, as condições não podiam estar mais típicas e os dois primeiros rounds, desta etapa de cinco estrelas, decorreram dentro que se esperava. Dez portugueses competiram hoje mas, no fim do dia, apenas três avançaram para o round 3. O primeiro round teve apenas oito heats e não houve qualquer baixa na “equipa” portuguesa.
Miguel Blanco tinha um heat difícil contra um ex-campeão europeu (Fred Robin), um surfista australiano (Soil Baley) e um francês (Tom Cloarec). Miguel fez poucas ondas mas fê-las contar e só o francês conseguiu ficar à sua frente.
Logo de seguida foi a vez de Diogo Appleton mostrar que está ao nível dos melhores portugueses. Diogo não teve uma “prestação” tão forte como Miguel, mas fez bom surf e avançou em segundo para o round 2.
O heat dois desta segunda fase tinha três portugueses, Filipe Jervis, Pedro Correia (na imagem acima), Miguel Blanco e ainda o americano Derek Peters. Jervis fez a melhor onda do heat, com fortes pauladas numa direita, mas falhou na parte de fazer um bom back up. Mesmo no fim teve algumas oportunidades mas não conseguiu capitalizar nelas, perdendo em terceiro. Em quarto ficou Pedro Correia, que ainda deu um bom voo mas não foi suficiente. Blanco foi o mais consistente e passou em segundo atrás de Derek Peters.
João Guedes estava no heat seguinte e chegou a estar na liderança. Mas o japonês Nobuyuki Osawa fez a sua viagem da terra do sol nascente render, surfou muito bem duas ondas e venceu o heat. O basco Ethan Egiguren também conseguiu passar à frente do surfista do Porto deixando Guedes a precisar de uma onda de 5.14. Na sua última onda João deu um bom aéreo, um reentry e uma subida na espuma mas os júris não ficaram convencidos, dando-lhe a 0.01 a menos do que precisava.
Appleton, João Kopke, Francisco Alves e Robertson Gonçalves também não conseguiram fazer o seu melhor e acabaram eliminados. Nesta altura apenas um português, Miguel Blanco, se tinha qualificado para a fase seguinte mas os dois que faltavam competir, Zé Ferreira e Eduardo Fernandes, garantiram também as suas vagas no round 3. Nota positiva para Eduardo que passou do quarto lugar para o primeiro com uma onda de 8.33 e ainda lhe conseguiu fazer um bom back up.
Assim os “sobreviventes” deste primeiro dia juntam-se a outros atletas nacionais que já estavam classificados para o round seguinte. São eles Marlon Lipke, Frederico Morais e Vasco Ribeiro. O Sooruz Lacanau Pro volta amanhã de manhã. Acompanha os melhores surfistas de Portugal em directo neste link!
Comentários