O segundo dia do GWM Sydney Surf Pro avançou com ondas até um metro, com alguma consistência mas má formação durante praticamente todo o dia. Quatro dos cinco surfistas portugueses presentes nesta que é a segunda prova do circuito Challenger Series de 2023 surfaram neste dia, e todos tiveram algum sucesso.

Primeiro na água esteve Carolina Mendes, que tinha como adversárias Minami Nonaka, Ellie Harrison e Nora Liotta. Foi uma bateria de notas baixas até Carolina começar a apostar nas direitas e fazer uma onda de 6 pontos, o que a colocou numa excelente posição para avançar. Mendes quase acertou um reentry de frontside numa secção pesada, que lhe daria uma provável vitória mas teve que se contentar com o segundo lugar atrás de Ellie, que fez várias notas fortes no fim do heat.

Seguiu-se Francisca Veselko, que já é apresentada pelos comentadores de qualquer evento como um nome a ter em conta. As suas adversárias eram Natasha Van Greunan, Pumakamae de Soto e Sophia Medina e foi a irmã de Gabriel quem mais pressão colocou na campeã mundial júnior. O início não teve muita acção em termos de notas altas e quando Kika apostou em surfar num pico diferente ficou visível que era uma decisão com algum risco. Mas quando a portuguesa apanhou uma secção pesada pela frente e encaixou uma manobra muito forte os juízes recompensaram-na com uma nota de 6.67, o que, juntamente com a sua onda seguinte, garantiu a primeira vitória lusa do evento.

Também Yolanda Hopkins, que competiu alguns heats mais tarde contra Pauline Ado, Jessie Van Niekerk e Phillipa Anderson não desiludiu. A algarvia estava a perder até descobrir uma “pérola” no line up, uma onda que lhe permitiu dar um tubo, uma rasgada e uma manobra na junção para conquistar a melhor nota do heat, 7.83, assegurando assim um sólido segundo lugar atrás da veterana Ado.

A prova seguiu com a categoria masculina, onde teríamos Frederico Morais na água no heat 3 do round de 64 contra Carlos Munoz, Ketut Agus e Connor Slijpen. Kikas surfou muito bem, encaixando os seus já famosos combos de manobras além de acertar um bom aéreo de frontside para conquistar uma boa liderança. No entanto o indonésio Ketut também estava inspirado, e roubou a liderança com o seu estilo de surf bem explosivo.

Por se estrear nesta prova está ainda Teresa Bonvalot, cujo seeding lhe garante uma vaga directamente no round de 32.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Prova masculina
Round de 32
Heat 3 | Mikey McDonagh x Dylan Moffat x Frederico Morais x Reef Hazlewood

Prova feminina
Round de 32
Heat 3 | Macy Callahan x Sarah Baum x Ariane Ochoa x Carolina Mendes
Heat 5 | Isabella Nichols x Tessa Thyssen x Francisca Veselko x Kirra Pinkerton
Heat 6 | Teresa Bonvalot x Luana Silva x Kobie Enright x Sophia Medina
Heat 8 | Sawyer Linblad x Nikki Van Dijk x Nanaho Tsuzuki x Yolanda Hopkins


Comentários

Os comentários estão fechados.