O quarto dia do Estrella Galicia Caparica Surf Fest, prova QS 3.000 masculino e 1.000 feminino realizada na Costa da Caparica, foi o que teve melhores ondas até agora, que rondaram o meio metro, com sets maiores.

O dia começou com uma situação invulgar, um heat repetido devido a “complicações” no dia anterior. Aparentemente foram marcadas interferências de remadas a três surfistas, um dos quais nem esteve envolvido na situação e, depois de algumas reclamações, os surfistas que ficaram em segundo, terceiro e quarto no heat, Pedro Coelho, Ian Fontaine e João Vidal acabariam por ter que disputar novamente a segunda vaga no round de 64. Coelho, que no dia anterior tinha passado o heat, surfou bem e mesmo que as notas não o mostrem, ficou muito perto de passar novamente, mas foi Fontaine quem se deu bem com a situação, seguindo em frente.

De volta ao round de 64, logo no segundo heat da fase Pedro Henrique e Eduardo Fernandes acabaram a disputar o segundo lugar, enquanto que Thomas Debierre passou em primeiro. No final, contas feitas, Henrique ficou com um justo segundo lugar, com Fernandes em terceiro. Dois surfistas portugueses estavam no quarto heat da fase, mas apenas um foi bem sucedido, Afonso Antunes, que passou em segundo lugar atrás de Mathis Crozon, enquanto que Francisco Almeida foi eliminado.

Um dos destaques deste round foi Joaquim Chaves que, com um backside bem afiado, tirou uma nota de 8 pontos com duas manobras numa direita, deixando o ex-top do CT Joan Duru em 2º, o bicampeão nacional Miguel Blanco em 3º e um lesionado Gony Zubizarreta em 4º lugar. Um momento raro nas provas QS recentes foi a dobradinha lusa que Guilherme Fonseca e Luís Perloiro fizeram sobre dois perigosos bascos, Yago Dominguez e Ruben Vitoria, que tinha vencido este prova no ano passado. Mas o maior destaque entre os portugueses na categoria masculina foi Vasco Ribeiro, que surfou muito acima da média para vencer o seu heat com alguma vantagem sobre os seus adversários. Infelizmente também Jacome Correia, Henrique Pyrrait, Martim Paulino e Guilherme Ribeiro ficaram por aqui.

Na prova feminina as representantes nacionais estiveram ainda melhor. Tudo começou com Teresa Bonvalot, que dominou o seu heat do round de 32 com facilidade, deixando Juliette Lacome em segundo e eliminando a local Beatriz Carvalho por muito pouco e Eveline Hooft. Yolanda Hopkins encontrou uma inspirada Tessa Thyssen, mas passou em segundo lugar com alguma segurança, e um pouco mais tarde tanto Ariane Ochoa como Mafalda Lopes fizeram algumas das melhores ondas do dia, dominando as duas primeiras posições e deixando Maria Salgado e Camila Cardoso a precisar de uma combinação. Maria Dias perdeu no heat seguinte e Carolina Mendes pouco depois e a minutos do fim da última bateria da fase Francisca Veselko parecia ir na mesma direcção. Até que fez duas ondas muito boas no final, passando de quarto lugar para primeiro e colocando-se como uma das favoritas à vitória do evento.

Ainda houve tempo de fazer o round de 16 feminino antes de ficar escuro e as portuguesas voltaram a destacar-se. Logo no primeiro heat Teresa Bonvalot venceu, com Mafalda Lopes em segundo, eliminado Tessa Thyssen e Lucia Martiño. Já Yolanda Hopkins bateu por larga vantagem duas bascas, Ariane Ochoa e Garazi Sanchez-Ortun, e a francesa Juliette Lacome, e Francisca Veselko fez mais um heat dominantes contra três surfistas que, juntas, contabilizam quase uma dezena de vitórias no circuito QS, Pauline Ado, Nadia Erostarbe e Rachel Presti.

Um novo call será feito às 7:30, acompanha esta prova em directo AQUI!

Heats com surfistas portugueses
Round de 32
Heat 1 | Charly Martin x Thomas Debierre x Gatien Delahaye x Afonso Antunes
Heat 2 | Timothee Bisso x Pedro Henrique x Marc Lacomare x Mathis Crozon
Heat 4 | Markel Vizcarguenaga x Samuel Igo x Adur Amatriain x Vasco Ribeiro
Heat 6 | Ian Fontaine x Marco Mignot x Joaquim Chaves x Kauli Vaast
Heat 7 | Tiago Carrique x Guilherme Fonseca x Vicente Romero x Ramzi Boukhiam
Heat 8 | Luke Dillon x Luis Perloiro x Justin Becret x Leon Glatzer

Prova feminina
Quartos de final
Heat 1 | Teresa Bonvalot x Ariane Ochoa
Heat 2 | Yolanda Hopkins x Mafalda Lopes
Heat 4 | Maud le Car x Francisca Veselko

Comentários

Os comentários estão fechados.