Vasco Ribeiro é o novo campeão Europeu Pro Junior!!!

publicado há 2 anos por 0

VASCO-RIBEIRO-CAMPEAO-PRO-JUNIOR-2014

Foi um dia de grandes emoções na Ilha de Lanzarote, principalmente para o júnior português Vasco Ribeiro. O surfista de S. João do Estoril liderava o circuito Europeu Pro Junior desde a primeira etapa, quando venceu o Espinho Surf Destination Pro Junior, uma prova de 2 estrelas.

Seguiu-se um 25º lugar na etapa de Sopelana e um 3º no Lacanau Pro Junior, o que lhe deram pontos suficientes para seguir para as Canárias com uma forte liderança no ranking. No entanto, esta derradeira etapa não correu bem ao líder que, num heat de poucas ondas no round 4, acabou eliminado em 4º lugar, terminando a prova no 13º posto.

Isso significava que a “porta” ficava aberta para três surfistas “roubarem” o título, Tom Cloarec, Tom Bisso e ainda Mateia Hiquily, que estava na 8º posição do ranking, mas ainda na disputa. Tom tinha pela frente Andy Criere, Bisso defrontava Diego Mignot e Mateia tinha como adversário Miguel Blanco nos seus heats man-on-man dos quartos de final.

E, contra todas as expectativas, Tom e Tim foram eliminados no 2º e 3º heats da fase. Quando começou o último heat do dia apenas Mateia Hiquily podia tirar o título ao português, mas Miguel Blanco não o iria deixar passar com facilidade. O tahitiano ainda liderou bateria durante alguns minutos, com duas notas de 6 pontos enquanto que Blanco abriu com uma onda fraca, mas rapidamente colcocou uma nota de 7.10 no seu “score”.

A precisar de 5.10 para passar para a frente Miguel fez uma onda excelente, recebendo a nota de 9.5 e deixando o seu adversário em combinação. Mateia respondeu com uma nota de 7.43, para sair da combinação, ficando a precisar de 9.43 para avançar. Mas Blanco fez o seu papel e conseguiu “segurar” bem o heat, avançando para as meias finais oferecendo o título do circuito ao seu amigo Vasco Ribeiro.

E com isso, depois de três anos a dominar o circuito, Vasco Ribeiro conseguiu finalmente o merecido título do circuito Pro Junior Europeu, algo que nenhum português tinha conseguido desde 1999! Parabéns Vasco!!!

Comentários