O surf português está numa fase muito promissora pois conta com vários atletas de muito alto nível. E foi para premiar esses talentosos surfistas, que prometem levar cores lusas além fronteiras, que a Associação Nacional de Surfistas organizou o Portugal Surf Awards.

Para além das esperadas distinções aos campeões nacionais da Liga Moche e do Projunior, aguardavam- se os resultados finais das votações dos surfistas na categoria de “Surfers’ Surfer” e melhor evento da Liga Moche, assim como conhecer as decisões finais da Associação Nacional de Surfistas quanto à personalidade do ano e prémio carreira, entre outros.

O grande destaque da noite vai para os vencedores da Liga Moche. Vasco Ribeiro sagrou-se campeão nacional de Surf pela 3a vez (2011, 2012 e 2014), venceu o prémio da melhor onda da Liga Moche (10 pontos no Allianz Ericeira Pro) e foi distinguido como Personalidade do ano por ter juntado os títulos de campeão mundial e europeu no escalão júnior da Association of Surfing Professionals à vitória na Liga Moche. Por sua vez, Teresa Bonvalot, com apenas 15 anos, foi a que mais subiu ao palco (quatro vezes) para receber o prémio de campeã nacional da Liga Moche e Projunior, para além da melhor onda (após desempate com Camilla Kemp) e distinção da melhor júnior da Liga Moche. O leque de campeões inclui ainda Tomás Fernandes que recebeu o troféu de campeão nacional Projunior e de melhor júnior da Liga Moche, uma coincidência ao nível de prémios que também se sucedeu com Bonvalot.

Ao nível dos prémios sob escrutínio privado dos surfistas, estes elegeram Frederico Morais e Ana Sarmento como surfistas de eleição deste ano na categoria de Surfers’ Surfer da Liga Moche. Adicionalmente, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, recebeu ainda o prémio de melhor evento do ano da Liga Moche, o Allianz Ericeira Pro.

Os prémios entregues nos Portugal Surf Awards foram os seguintes:
Campeões nacionais Liga Moche: Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot
Campeões nacionais Projunior: Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot
Melhor onda Liga Moche: Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot
Juniores do ano Liga Moche: Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot
Surfers’ Surfer Liga Moche: Frederico Morais e Ana Sarmento
Melhor Evento Liga Moche: Ericeira
Personalidade do Ano 2014: Vasco Ribeiro
Prémio Carreira 2014: Ruben Gonzalez

Importa destacar que Ruben Gonzalez, ex-tetra campeão nacional (2004, 2005, 2006 e 2008), foi um dos homenageados da noite com o Prémio Carreira, em especial por se celebrar 10 anos desde a primeira vez em que foi campeão nacional.

Ao longo da noite houve ainda um momento especial de reconhecimento a Tiago Pires, surfista que terminou a sua época de 2014 sem garantir a qualificação para a World Surfing League 2015, tendo-se enaltecido a sua longa carreira como surfista e os notáveis 7 anos em que competiu ao mais alto nível no surf mundial. Entre os diversos vídeos que compuseram a noite, foi também possível acompanhar o caminho de Nicolau Von Rupp rumo ao Moche Rip Curl Pro Portugal por ter vencido o Moche Wildcard.

Pode-se dizer que foi uma noite em cheio!

Comentários

Os comentários estão fechados.