“Surf por um Sorriso” – Surfistas doam totalidade do prize money

publicado há 5 meses por 0

surf-por-um-sorriso-surfistas-doam-prize-money

Durante o evento solidário “Surf por um Sorriso”, que decorreu no dia 15 de outubro, na Praia de Carcavelos, os surfistas profissionais que marcaram presença, decidiram abdicar da parte do prize money que iriam receber e doaram a totalidade do valor (7000€) à Acreditar- Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. Esta verba destina-se a financiar várias despesas em curso relativas à nova casa que a Acreditar está a concluir perto do IPO do Porto.

A coordenadora do núcleo sul da Acreditar, Alexandra Correia, adiantou que “A generosidade de todos os surfistas ao doarem a totalidade do dinheiro foi um gesto que não estávamos à espera. Não temos como demonstrar toda a gratidão por esta valiosa ajuda. Para além disto, tratou-se de um dia realmente inesquecível e especial para estes jovens e crianças. Muitos nunca tinham experimentado entrar no mar desta forma, e outros nunca tinham sequer ido à praia. O facto de o terem feito com os Surfistas profissionais, deu-lhes uma motivação extraordinária, e muitos estão desejosos de voltar a tentar apanhar umas ondas. Foi um dia muito feliz, e estamos muito gratos ao Filipe Jervis e a todos os que contribuíram para que este projeto fosse possível”.

A iniciativa, organizada pelo surfista profissional Filipe Jervis e pela Flow Sports Management, proporcionou um dia e uma experiência inesquecíveis a algumas crianças em tratamento oncológico ou já fora de tratamento, e respetivas famílias.

O dia começou com uma aula de Surf orientada pela escola Outside Surf Project, que preencheu a manhã, e na qual participaram alguns surfistas profissionais. Carol Henrique, Eduardo Fernandes, Francisco Alves, Guilherme Fonseca, João Guedes, João Kopke, José Ferreira, Miguel Madeira, Pedro Boonman, Pedro Coelho, Pedro Rua, Tomás Fernandes, Tomás Valente abraçaram o projeto, e foram professores durante algumas horas. As crianças e respetivas famílias, entraram destemidas dentro de água, com os fatos e pranchas da Outside Surf Project, tendo partilhado a aula de surf com o ator e modelo, Afonso Vilela, e os restantes surfistas.

No final do dia, os surfistas que iriam participar no DAKINE Airshow, (que acabou por não acontecer por não haver ondas), decidiram então doar a totalidade do prize money à Acreditar.

Para o organizador do evento, Filipe Jervis, “ Apesar das condições do mar não terem sido as que esperávamos, e por esse motivo termos tido que cancelar o campeonato de aéreos, a verdade é que acabámos por dar mais atenção a estas crianças e nós próprios tivemos uma experiência única que nos enriqueceu muito do ponto de vista humano. É sem dúvida, uma iniciativa que pretendemos replicar”.

“Surf por um Sorriso” foi uma iniciativa conjunta de Filipe Jervis e da Flow Sports Management que contou com o apoio institucional da Câmara Municipal de Cascais, da Federação Portuguesa de Surf, da Associação Nacional de Surfistas, assim como das empresas Outside Surf Project, Angry Ventures, Aon, Ericeira Surf & Skate, Fonte Viva, Origem, Refúgio da Roca e Jervis Pereira.

Comentários