Será o Backflip a manobra do ano 2013?

publicado há 4 anos por 0

BACKFLIP-2013

O surf é um desporto que está sempre a evoluir e com o passar dos anos algumas manobras que a dada altura pareciam impossíveis começam a fazer parte do repertório de muito surfistas.

Basta “viajar” até ao ano em que Kelly Slater conseguiu o seu primeiro título mundial, 1992. Nesse ano Slater ainda não tinha o (hoje banal) aéreo reverse no seu repertório de manobras. No ano seguinte, quando Taylor Steele lançou o seu segundo filme (Momentum 2), Slater já conseguia fazer a rotação toda no ar de backside e mesmo não tendo completado a manobra foi digna da secção de abertura do filme. Mas quando Steele lançou “Focus”, cerca de um ano e meio mais tarde, já vários surfistas acertavam a manobra, apesar de nem toda a rotação ser feita no ar como hoje em dia.

O mesmo se passou em relação a uma manobra que Slater “lançou” durante o Pipeline Masters de 1999. A surfar de 6’10” Kelly apanhou a secção perfeita para tentar a rotação que acabou por chamar de “Rodeo Clown”, o nome de uma música do seu amigo Jack Johnson. O ainda cabeludo Slater fez tudo bem mas ficou tão surpreendido por ter acertado a manobra que acabou por cair. Alguns anos mais tarde começaram a aparecer vários “Rodeos” em diferentes filmes de surf e mesmo em competição já houve algumas tentativas bem sucedidas.

Uma manobra que parece estar no mesmo caminho é o backflip. Há cerca de 2 meses atrás só havia provas de que dois surfistas tinham acertado a manobra, Tim Curran e Flynn Novak. Até que alguns surfistas brasileiros começaram a tentar. Gabriel Medina ao fim de poucas tentativas acertou o seu primeiro backflip em Rocky Point (local onde Novak mais treinou e acertou esta manobra) e uns dias depois, no mesmo local, repetiu o feito numa manobra tão abusada que lhe valeu a capa da revista SURFING!

Muito pouco tempo depois foi outro brasileiro, Yagoat (Yago) Dora, de 16 anos, que acertou um backflip, mais uma vez em Rocky Point. Não querendo ficar atrás dos seus conterrâneos Ítalo Ferreira (de 17 anos) também completou um backflip, em casa na Baía (abaixo). Agora a questão é, se o ritmo se mantiver, quantos backflips vamos ver em 2013?

Comentários