Rodrigo Sousa revela seu novo projecto como treinador de surf

publicado há 3 anos por 1

Rodrigo-Sousa-New-Project

Uma das grandes novidades é o facto de ter Zé Ferreira como um dos seus atletas! Descobre as outras!

Rodrigo Sousa é um dos mais conceituados treinadores de surf portugueses. Treinador há mais de oito anos, este surfista do Guincho passou quase a última decada na casa da Surftecnique onde treinou surfistas como Filipe Jervis, Zé Ferreira, Miguel Blanco, Vasco Ribeiro, Francisco Alves, entre outros.

No final do ano passado, Rodrigo Sousa decidiu seguir o seu próprio caminho como treinador de surf e quisemos saber tudo sobre o seu mais recente projecto por isso fizemos-lhe umas perguntas. Agora tu podes ficar a saber tudo sobre o actual treinador de Filipe Jervis, Zé Ferreira e Constança Pereira Coutinho.

Rodrigo, antes de seres treinador foste monitor se não estamos em erro… Sim, considerando monitor e treinador como sendo diferentes (um trabalha com iniciantes esporadicamente e outro com atletas permanentemente), sou treinador desde que comecei a trabalhar na Surftechnique, há cerca de 8 ou 9 anos.

E como monitor? Comecei como monitor na Guincho Surf School a dar aulas de iniciação. Na altura tinha como objectivo ganhar dinheiro para umas viagens com amigos. Não fazia ideia que chegaria a fazer disto profissão.

Tiveste 8 anos na Surftechnique e agora esse ciclo chegou ao fim. A que se deve a tua saída? Eu acho que tudo na vida tem um ciclo e o meu ciclo na Surftechnique estava terminado. Chegamos a alturas na vida em que precisamos de parar e pensar um bocado em nós próprios e naquilo que queremos ser e fazer. Eu saí porque me sinto capaz de seguir o meu próprio rumo e, acima de tudo, é a vontade de qualquer treinador.

Sabemos que vais continuar a treinar surfistas. Queres contar-nos o teu novo projecto? É verdade. Abdiquei de muitas coisas na vida para seguir este caminho e foi nesta profissão que eu melhor me senti e mais investi. Não gostei da ideia de me afastar daquilo que mais gosto de fazer então decidi continuar mas agora no meu próprio rumo. Quero-me dedicar e especializar em aspectos técnicos e tácticos do surf, com o objectivo de competir ao mais alto nível. Infelizmente em Portugal ainda não é possível trabalharmos apenas com atletas profissionais, o que quer dizer que vou iniciar dois grupos intermédios de 5 atletas cada um, para trabalharem durante a semana. Como qualquer treinador, tenho intenções de direccionar um dos grupos para atletas muito jovens entre os 5 e os 7 anos para iniciar um trabalho a longo prazo.

Quem são os atletas que tens confirmados contigo? Neste momento continuo com o Filipe Jervis e as novidades fresquinhas são a Constança Pereira Coutinho e o José Ferreira.

Como é a tua metodologia de treino? A minha metodologia nunca é a mesma. Cada atleta é um caso e o meu papel é avaliar o que cada um precisa e ir de encontro ao seu aperfeiçoamento. Além disso procuro incentivar à responsabilidade própria de cada atleta, moldando as exigências aos objectivos a que se propõe.

Quem é a tua equipe? Tenho andado um bocado a mil em relação a este tema porque, felizmente, há interesse de várias pessoas em colaborar com o meu trabalho. Neste momento conto com uma equipa multi-disciplinar virada para o atleta. Este não está obrigado a trabalhar com todas as áreas mas a opção existe. A ideia é fazer um esforço para que não falte nada ao atleta e permitir uma boa comunicação entre a equipa. Posso adiantar que vou contar com a parceria do João Moisés na preparação física, a Surfisio na fisioterapia e prevenção de lesões, a Mindset na área da Psicologia e a Polen Surfboards para que não faltem pranchas de qualidade.

Se quiseres saber ou obter informações sobre os treinos de Rodrigo Sousa poderás fazê-lo carregando aqui!

 

Comentários

  1. Artur Monteiro diz:

    Rodrigo é o que tu amas é o que tu queres…..Força e vai em frente ……,porque tens 80% do sucesso Garantido….os outros 20% é trabalho e persistência……Grande Abraço .