Queres saber como surfar em segurança?

publicado há 3 anos por 0

Jornada-ondas-em-seguranca

Então não podes faltar às Jornadas “Ondas em Segurança” que começam já amanhã, dia 29 de Março!

Este é, provavelmente, um dos mais interessantes “workshops” de sempre. A realidade é uma, as praias portuguesas estão cada vez mais lotadas de surfistas, o que, quer queiramos quer não, acaba muitas vezes por provocar acidentes. E quando esses acontecem podem tornar-se mais graves por desconhecimento de algumas normas básicas de segurança.

Um bom exemplo aconteceu há uns meses atrás com o surfista profissional Filipe Jervis que, num dia clássico em Carcavelos, se lesionou ao cair numa onda, como podes recordar aqui. Este acidente não envolveu outros surfistas e tudo acabou por não ser mais do que um susto mas caso tivesse sido mais grave, o conhecimento de algumas normas básicas poderiam ter ajudado até à chegada do INEM.

Qualquer acidente que aconteça dentro de água pode levar a afogamento, traumatismo de coluna e paragem cardio-respiratória, seja em surfistas ou em pessoas que tomam banho quando chega a Primavera e Verão, pessoas essas que muitas vezes são ajudadas por surfistas mas que depois poucos ou nenhums conhecimentos têm para ajudar a, quem sabe, salvar-lhes a vida.

É para preencher este tipo de lacuna que vão acontecer as jornadas “Ondas em Segurança”, a partir de amanhã, Sábado dia 29 de Março e até Domingo, dia 30. Organizadas pelos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, estas terão uma vertente teórica – que contará com a presença de surfistas como José Gregório e do water patrol e surfista Ramon Laureano, assim como por profissionais do Instituto de Socorros a Naufragos e do INEM – e uma vertente prática no segundo dia.

Entre outros temas, serão abordadas as temáticas de Leitura do Mar, Ondas Grandes, Projecto “Surf-Salva”, Resgate do Agogado e Suporte básico de vida a vítima de afogamento. As inscrições poderão ser feitas no local com um custo de 40 euros por pessoa e a vertente prática tem um custo de 20 euros, mas atenção que esta está limitada a 210 pessoas.

Para te inscreveres poderás fazê-lo através do site www.bvtorresvedras.pt. Esta é sem dúvida uma excelente oportunidade e que não deves deixar passar!

 

 

 

 

Comentários