Na teoria as ondas são gratuitas e ninguém deveria pagar para surfá-las, mas há excepções. Alguns surf camps/resorts em locais paradisíacos um pouco por todo o mundo têm a exclusividade de alguns picos, permitindo que apenas os seus clientes e funcionários usufruem delas. Outras são só acessíveis de barco e mesmo que não tenhas de pagar para as surfar acaba por não ser muito diferente a nível de custos e crowd que os resorts exclusivos. Depois há as piscinas de ondas, que muito em breve se vão tornar numa opção real para muitos surfistas em muitos países!

Mas isso são excepções pois 99.999% das ondas do mundo são gratuitas para a pratica do surf. Gratuitas para ti e gratuitas para os milhões de surfistas que há pelo mundo. E isso significa que algumas das melhores (e muitas vezes algumas das piores) acabam por ter mais surfistas que onda.

Ondas como Pipeline (ou mesmo quase qualquer um dos principais picos do North Shore de Oahu) no Havai, Snapper Rocks na Austrália e Lower Trestles na Califórnia são bons exemplos de picos onde muitos dos habitues eram capazes de pagar para surfar sem crowd.

Umas das melhores maneiras para surfar com pouco crowd nessas ondas é fazer parte do WCT e passar alguns heats e assim passar algumas horas só com mais um ou dois surfistas na água. Infelizmente o WCT é exclusivo para os 32 melhores surfistas do mundo (+4 wildcards) e não é nada fácil entrar nesse circuito.

A marca norte-americana Hurley aproveitou que já estará a patrocinar a etapa de Trestles para lançar um desafio a todos os surfistas que sonham surfar naquela onda só com mais 5 surfistas na água, uma expression session que vai acontecer entre as meias e a final do WCT.

Esta expression session de 6 surfistas já conta com a presença de Rob Machado, enquanto que as outras vagas 5 vão ser leiloadas online. Este leilão, que se inicia no próximo dia 26 e acaba a 4 de Setembro, começa pelos 1.000 USD por vaga e vai até onde os mais “viciados” naquela onda conseguirem pagar. O valor que resultar deste leilão será doado a uma fundação de San Onofre por isso de que estás à espera? Entra neste link e “abre os cordões à bolsa” para conseguires mostrar o teu surf durante um dos mais mediáticos campeonatos de surf da actualidade!

(Há quem diga que Trestles nem tem muito crowd, mas este dia mostra outra coisa…)

YouTube Preview Image
Comentários

Os comentários estão fechados.