Será que daqui a uns anos vais fazer uma surftrip ao espaço?

Depois de anos e anos à procura de ondas em Titan, a maior lua de Saturno, cientistas da Universidadede Arizona e Idaho acreditam ter finalmente encontrado as primeiras ondas extra-terrestres!

Dizemos finalmente pois há vários anos que procuravam ondas em Titan, não por haver um cientista-surfista na equipe de investigação da NASA mas sim por Titan ter mares e ventos, logo deveria ter ondas!

Tian é, das luas conhecidas, a que mais condições teria para ter vida pois tem lagos, rios, ventos e nuvens mas, infelizmente, a sua atmosfera é de nitrogénio e não oxigénio. Ao mesmso tempo, os lagos e mares de Titan não sei feitos de água pois a superfície desta lua é demasiado fria para ter água em estado liquido. Os cientistas acreditam que a “água” desta lua é uma mistura de hidrocarbonetos como o metano, e que esse liquido é mais espesso que a água, daí a dificuldade do vento de Titan gerar ondas.

E parece que finalmente se descobriram as primeiras ondas extra-terrestres! Durante dois anos (2012 e 2013), a nave Cassini da NASA “olhou” para o Mare Punga, um dos maiores mares de hidrocarbonetos desta lua de Saturno, e detectou vários e atípicos reflexos de luz solar… A conclusão a que chegaram é que esses reflexos deveriam provir de pequenas ondas – e quando dizemos pequenas são realmente pequenas, estimadas em não mais de dois centímetros de altura! Mais tarde, a equipe de investigação acabou por descobrir mais micro-ondas extra-terrestre num outro mar de Titan.

Espera-se que nos próximos anos se vejam cada vez mais ondas em Titan pois esta Lua irá entrar no seu período de Primavera (um ano em Saturno – e nas suas luas – é equivalente a 29 anos terrestres), altura em que os ventos no hemisfério norte costumam soprar mais fortes (e é também aqui onde há mais mares). Ralph Lorens, um cientista planetário envolvido nesta pesquisa, concluiu o seguinte: “A Oceanografia (ciência que estuda os mares e oceanos) não é mais uma ciência exclusiva do planeta Terra!“.

Agora surgem várias questões para nós, surfistas da Terra? Será que as ondas vão um dia ser maiores? Se sim, quem será o primeiro surfista a surfar as ondas extra-terrestres de Titan?

Podes ler mais sobre a descoberta das primeiras ondas extra-terrestres aqui!

 

Comentários

Os comentários estão fechados.