O tempo passa e um campeão continua sem a sua taça! Como reportámos anteriormente (ver notícias relacionadas abaixo), o brasileiro Adriano “Mineirinho” de Souza venceu o Billabong Pro JBay, WQS de 6 estrelas, mas a sua taça não chegou a casa!

Ao que parece, como é norma, os organizadores da prova enviaram o troféu para o Brasil, juntamente com um quadro que Adriano tinha adquirido. Mas o “pacote” ficou preso na alfandega e a entidade que regula a entrada e saída de mercadoria no Brasil considerou que Mineirinho ia usar o troféu para exposição e encheu o caso de burocracias.

O primeiro passo foi obrigar o actual número 5 do mundo a pagar 2.650 reais (pouco mais de 1.000 euros) de taxa, algo que foi pago de imediato. Mas isso não resolveu e De Souza, que passa muito tempo fora do país a competir no World Tour, resolveu usar as redes sociais para protestar.

E como seria de esperar conseguiu fazer a sua história chegar a muita gente. Todos os sites de informação de surf no Brasil falaram do caso e muitos outros meios não ligados ao desporto também reportaram esta caricata situação.

Uma das pessoas a quem esta história chegou foi à Prefeita do Guarujá (local onde Adriano nasceu), Maria Antonieta de Brito. Ao contrário do nosso país, onde há uma grande distância entre a classe política e o povo, Maria Antonieta envolveu-se na situação prometendo que ia fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para ajudar Adriano. Na sua página de Facebook comentou o seguinte:

Acabo de saber da história do Adriano de Souza, o Mineirinho, nosso surfista aqui do Guarujá que teve seu troféu apreendido pela Receita Federal, quando vinha de um campeonato na África do Sul. Esse menino é um orgulho para a nossa cidade e um exemplo no Brasil e no mundo.

Quero dizer a vcs que não vou medir esforços para entrar em contato com a assessoria da Presidenta Dilma e do Vice-Presidente Michel Temer para que esse menino recupere seu Troféu de Campeão, que lhe é de direito! Também tentarei entrar em contato com a Alfândega.

A cidade de Guarujá está lutando pela causa deste menino.”

Será que é desta que o “caneco” chega a casa de Adriano?

(Entretanto Mineirinho passou por Santa Cruz onde não conseguiu ficar com a taça mas fez o incrível feito de derrotar Kelly Slater)

 

Comentários

Os comentários estão fechados.